Vamos pedalar juntos pelo mundo dos vinhos?
Meu nome é Rodrigo Ferraz, fundador da plataforma Vinhos de bicicleta, sommelier formado pelo SENAC e publicitário pós-graduado pela ESPM. Também sou influenciador digital, criador…
Meu nome é Rodrigo Ferraz, fundador da plataforma Vinhos de bicicleta, sommelier formado pelo SENAC e publicitário pós-graduado pela ESPM. Também sou influenciador digital, criador do canal Vinhos de bicicleta, maior canal da América Latina sobre vinhos no Youtube com aproximadamente 150 mil inscritos. Há 10 anos, trabalho na área educacional e comercial de vinhos, já tendo formado milhares de alunos ao redor do mundo em cursos presenciais e online.
A plataforma Vinhos de Bicicleta nasceu em Agosto de 2012, depois de uma viagem que fiz à Mendoza, na Argentina. Lá aluguei uma bicicleta antiga e fui atrás das vinícolas boutique, suas pessoas especiais e seus vinhos artesanais. O passeio começou de um jeito diferente, era despretensioso. Já o tempo se transformou em uma medida subjetiva nas ruas de asfalto envelhecido, enquanto folhas caiam de árvores centenárias que quase chegavam a esconder o céu azul.
O circuito que fizemos foi de vinícolas boutique e familiares. Em cada uma delas havia uma atmosfera intimista rica em aromas, cores, quadros, videiras, barricas e garrafas. A concepção artesanal dos rótulos ali produzidos era algo bonito de se ver, assim como as histórias das famílias que construíram do zero aqueles pequenos lugares mágicos. Apesar dos endereços serem diferentes, os produtores tinham em comum um carinho incondicional quando falavam de seus vinhos.
Depois de algumas taças, enquanto vagávamos, a bicicleta tinha seu papel de transformar o caminho em um momento harmonioso para conversa e reflexão, calhando na ideia da Vinhos de Bicicleta. O que sempre tentaremos trazer para nossos amigos e clientes são esses pequenos ensaios de deleite e vinhos especiais, que fazem nosso negócio valer a pena de verdade.
Aquele momento foi muito mais que um simples passeio para mim, foi uma daquelas situações da vida que preenchem a alma e fazem a gente estar feliz por estar vivo. Desde então não tive dúvidas, me entreguei de cabeça ao caminho enológico, trabalhando com vinhos que acredito e ensinando as pessoas sobre a vitivinicultura, sob um ponto de vista bastante pessoal.
Agora faz 10 anos que minha vida mudou de rumo e entendo que seja uma hora oportuna para uma retrospectiva pessoal. Ao fazer isso, o primeiro sentimento que me toca é de alegria e a primeira ideia que me vem à mente é de agradecimento… aos amigos que ganhei, aos incríveis profissionais e seres humanos que conheci, à carreira honesta que escolhi e aos queridos associados do Clube Vinhos de Bicicleta.
Deixe um comentário