Vale do Paraíba pode voltar a ter deputado federal com saída de Boulos
Ricardo Galvão, ex-diretor do Inpe e atual presidente do CNPq, pode assumir vaga na Câmara dos Deputados
A possível ida do deputado Guilherme Boulos (PSOL) para o governo Lula pode trazer de volta ao Vale do Paraíba um representante na Câmara dos Deputados.
Com a nomeação de Boulos para o cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, a vaga deixada por ele deve ser ocupada pelo cientista Ricardo Galvão, que é primeiro suplente da federação Rede-PSOL.
Ricardo Galvão ficou conhecido por ter sido diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em São José dos Campos. Atualmente, ele é presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), órgão que financia pesquisas no país.
Na eleição de 2022, Galvão recebeu 40.365 votos, ficando como segundo suplente da federação. A primeira suplente, Luciene Cavalcante (PSOL), assumiu o mandato quando Marina Silva (Rede) se tornou ministra do Meio Ambiente.
Se confirmar que vai aceitar a vaga, Galvão colocará novamente a Região Metropolitana do Vale do Paraíba entre os representantes do Congresso. A região está sem deputado federal desde 2022, quando Eduardo Cury (PL) não conseguiu se reeleger.
O anúncio oficial de Boulos como ministro deve ser feito até terça-feira (21), antes da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Ásia.
Deixe um comentário