Vai no cemitério? Veja dicas para evitar criadouros da Dengue
Com a aproximação do feriado de Finados e após dias de chuva intensa, autoridades reforçam orientações para evitar a proliferação do mosquito da Dengue nos cemitérios
Foto: Reprodução
Além dos últimos dias de chuva intensa, a chegada do feriado de Finados, no próximo domingo (2/11), traz um alerta para as pessoas que frequentam os cemitérios: com cuidados simples é possível homenagear seus entes queridos sem, no entanto, trazer riscos para os vivos.
Dias quentes e chuvosos tornam-se ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, sobretudo em espaços e locais com água parada, como vasos e flores. Confira algumas dicas para evitar a Dengue neste finados.
- Nas lápides, os vasos descartáveis e os fixos precisam ter furos para a drenagem, além de areia no fundo para evitar o acúmulo de água parada.
- As flores plásticas também precisam de atenção porque podem reter água da chuva. Elas devem ficar em locais abrigados da chuva e sempre em recipientes furados.
- As embalagens plásticas ou de celofane devem ser retiradas, pois também retém a água da chuva ou da rega.
- Os velários, que ficam no entorno das lápides geralmente são peças de zinco ou de mármore, e é comum que não tenham escoamento. O ideal é furar esses recipientes para as velas, evitando o acúmulo de água.
- É importante não colocar velas em copos ou outros recipientes fundos e também descartar as embalagens que as envolvem.
- Se os jazigos ou mausoléus estiverem abaixo do nível do solo, também é necessário verificar se há acúmulo de água.
- Se houver ralos ou tubos para escoar a água, é importante manter limpos e sem acúmulo de folhas ou terra, que acabam entupindo.
- Ao visitar o cemitério, lembre-se de descartar embalagens e materiais de limpeza em lixeiras fechadas, evitando que esses materiais fiquem espalhados e também possam se tornar criadouros do Aedes aegypti.


Deixe um comentário