Unifesp avança em pesquisas e realiza procedimento inédito para o tratamento de câncer de mama
Nitrogênio líquido congela e destrói células cancerígenas
O Hospital São Paulo (HSP/HU Unifesp) realizou, pela primeira vez em um hospital público brasileiro, o tratamento de câncer de mama com crioablação, uma técnica inovadora que utiliza nitrogênio líquido para destruir células cancerígenas. O procedimento foi realizado em um tumor inicial de mama, marcando também o início de um protocolo de pesquisa pioneiro na América Latina.
A crioablação, que foi desenvolvida em Israel, consiste na aplicação de nitrogênio líquido a −140ºC, por meio de uma agulha, para formar uma esfera de gelo que congela e destrói as células do tumor. O procedimento é minimamente invasivo, indolor e realizado de forma ambulatorial, sem necessidade de internação, utilizando apenas anestesia local. A inserção da agulha é semelhante à de uma biópsia, tornando o processo rápido e preciso.
Embora já seja utilizada em alguns países para tratar câncer de mama, a crioablação ainda não está no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mas foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil.
O procedimento foi realizado pelos professores Vanessa Sanvido e Afonso Nazário, tendo caráter experimental e marca a continuidade da pesquisa de pós-doutorado da professora Vanessa Sanvido relacionada ao câncer de mama.
Foto: Reprodução
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário