Tudo sobre a Expo Revestir 2023
Na segunda quinzena de março, tivemos a Expo Revestir 2023. Para quem não conhece, a Expo Revestir 2023 é a maior feira de revestimentos e…
Na segunda quinzena de março, tivemos a Expo Revestir 2023. Para quem não conhece, a Expo Revestir 2023 é a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina. Nela encontramos as principais novidades desse mercado, podendo ser considerada o Fashion Week da arquitetura.
Pude visitar os estandes das maiores marcas do mercado brasileiro desse segmento. Observei 3 características que mais se destacaram, como cores, sustentabilidade e moda, que resultam em infinitas possibilidades de aplicação dos revestimentos e vinílicos, os quais, além de aplicados no chão, podem ser aplicados nas paredes bem como no teto.
Sua casa ou escritório com styling! Foi isso que o mercado de pisos e revestimentos apresentou nessa feira, com diversos formatos, cores e efeitos. Tudo isso faz com que o seu ambiente fique realmente com a sua personalidade.
O destaque vai para os revestimentos do estande da Portobello, sendo duas cocriações, com Marcelo Rosenbaum e Oskar Metsavaht.
Com a participação de Rosenbaum e do também designer Rodrigo Ambrósio, a linha Solar de revestimentos integra o projeto social “Sururu: Conchas que Transformam”. A massa de concreto e casca do sururu (molusco que é patrimônio imaterial do Alagoas) foi utilizada para a produção do elemento vazado e agora passa a ser empregada também em maxitijolinhos e peças de efeito ripado e linear, com texturas que aliam pegada brutalista com o efeito furta-cor das conchas.
Já a outra linha que me chamou a atenção foi a do artista, designer e ativista, Fundador e Diretor Criativo da Osklen, com formação acadêmica em medicina, embaixador da Boa Vontade da UNESCO para Sustentabilidade. Esse é o Oskar Metsavaht. Ele assina a linha Matéria-prima. “A origem traz identidade, traz tons que a natureza incorpora na terra. Pura argila, mas não mesma argila. Cada tom revela uma trajetória”.
Da terra para a arquitetura. Processos que transformam terra e água em cerâmica através do fogo. Simples e essencial para um mundo mais conectado à natureza.
Oskar Metsavaht teve esse olhar ao transformar o óbvio, o essencial, em estética necessária e desejada. Tudo aquilo que a arquitetura contemporânea esperava. Essa linha traz sete tons terrosos com inspiração na natureza: neutro, ocre claro, ocre escuro, terracota, marrom, verde e azul. O revestimento também pode ser usado nas fachadas externas, paredes e pisos internos.
E se você está planejando sua obra, saiba que a maioria dos produtos lançados na feira já estará disponível nas lojas do segmento ainda no primeiro semestre de 2023.
Até a próxima coluna!!
Deixe um comentário