AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Tatuagem removível detecta droga em bebida previne o golpe do ‘Boa Noite, Cinderela’

Tatuagem removível detecta droga em bebida previne o golpe do ‘Boa Noite, Cinderela’

Tecnologia inovadora oferece um método rápido e discreto para detectar drogas em bebidas, ajudando a combater golpes e crimes como o "Boa Noite, Cinderela".

Por Portal Aqui Vale

Pesquisadores sul-coreanos criaram um adesivo em formato de tatuagem removível que promete ser uma inovação na prevenção de golpes, como o “Boa Noite, Cinderela”, comuns em ambientes noturnos. O adesivo, desenvolvido por cientistas da Coreia do Sul, é capaz de detectar a presença do GHB (gama hidroxibutirato), substância usada para dopar vítimas, em bebidas em tempo real.

O GHB, também conhecido como “ecstasy líquido”, é utilizado por criminosos para causar desinibição e confusão mental nas vítimas, facilitando crimes como o abuso sexual ou golpes financeiros, nos quais a vítima é induzida a realizar transferências bancárias para os criminosos.

O adesivo inovador, que pode ser aplicado na pele como uma tatuagem temporária, consegue detectar a presença do GHB em apenas um segundo e pode ser usado em bebidas como uísque, vodca, cerveja, soju e até café. O avanço em relação aos testes tradicionais, como as tiras que mudam de cor, é que o novo adesivo não chama atenção, o que o torna mais discreto e seguro para uso em locais como casas noturnas.

Tecnologia a favor da segurança 

Adesivo pode ser aplicado com diferentes designs para imitar tatuagem — Foto: Gyeong-Ji Kim et. al/Divulgação

A tecnologia por trás do adesivo é simples e de baixo custo. Os pesquisadores aplicaram um molde sobre uma fina película plástica com desenhos semelhantes aos de tatuagens comerciais. A mistura de gel de agarose e um reagente químico, que fica vermelho ao entrar em contato com o GHB, é o que garante a eficácia da detecção.

Além de detectar a droga em baixíssimas concentrações (menores que 0,01 micrograma por mililitro), o adesivo mantém o resultado visível por até 30 dias. Esse recurso pode ser essencial para que as vítimas possam apresentar a prova de contaminação em caso de investigação.

Produção acessível

A invenção foi publicada na revista científica ACS Sensors e está sendo considerada uma solução prática, barata e acessível, que pode ser produzida em larga escala. Os pesquisadores esperam que a tecnologia seja disponibilizada no mercado em breve, ajudando a prevenir golpes e tornando os ambientes noturnos mais seguros para todos.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *