Tabela SUS Paulista fortalece diagnóstico e tratamento oncológico no Vale do Paraíba
Repasses estaduais ampliam mamografias e reduzem filas em hospitais e Santas Casas da região
Foto: Ilustrativa
O Governo do Estado de São Paulo vem fortalecendo a rede hospitalar do Vale do Paraíba com investimentos diretos por meio da Tabela SUS Paulista, criada para valorizar o atendimento nas unidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde.
De janeiro de 2024 até julho deste ano, a Tabela SUS Paulista já repassou mais de R$ 7,1 bilhões para 800 instituições filantrópicas, garantindo remuneração até cinco vezes superior à tabela federal, sendo integralmente financiada com recursos do Tesouro Estadual.
A medida tem impacto direto sobre o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama, especialmente neste mês de conscientização do Outubro Rosa. O aumento da capacidade de atendimento tem reduzido as filas e acelerado o início do tratamento, ampliando as chances de cura e melhorando a qualidade de vida das pacientes.
Com o reforço financeiro garantido pela Tabela SUS Paulista, hospitais da região têm conseguido investir em equipamentos, ampliar horários de atendimento e oferecer mais conforto às mulheres que buscam diagnóstico precoce. A política estadual se soma a outras iniciativas do Governo de São Paulo, como as Carretas da Mamografia do programa Mulheres de Peito e o agendamento de exame gratuito via 0800 779 0000.
Essas ações integradas reforçam o compromisso do Estado em promover uma saúde pública mais eficiente, acolhedora e acessível. No Vale do Paraíba, a combinação entre gestão local e investimento estadual tem resultado em diagnósticos mais rápidos, tratamentos mais eficazes e, sobretudo, em mais vidas preservadas.
Mais informações sobre a Tabela SUS Paulista
A Tabela SUS Paulista é uma iniciativa inédita e tem como objetivo aumentar o atendimento na rede pública de saúde e reduzir as filas, por meio do complemento do valor que os hospitais recebem atualmente do Ministério da Saúde pelos procedimentos hospitalares, com possibilidade das unidades receberem até cinco vezes a tabela adicional do SUS.
A medida beneficia 800 instituições em todas as regiões do estado, entre eles Santas Casas, entidades filantrópicas e autárquicas. Estes equipamentos representam hoje 50% do atendimento hospitalar no sistema único de saúde paulista.
Além de contribuir para a sustentabilidade financeira das instituições, o programa terá impacto direto na qualidade dos serviços prestados à população, estabelecendo uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e os hospitais baseada na produtividade e eficiência na assistência à saúde.


Deixe um comentário