SUS aplica pela primeira vez o remédio mais caro do mundo em duas crianças com AME
O medicamento é uma terapia genética de dose única e altíssimo nível
O Sistema Único de Saúde realizou pela primeira vez a aplicação do medicamento Zolgensma em duas crianças diagnosticadas com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1. As infusões ocorreram simultaneamente em Brasília e em Recife na última semana. O medicamento é uma terapia genética de dose única e altíssimo nível.
A AME tipo 1 é uma doença genética rara e grave que compromete os neurônios motores, levando à perda progressiva da função muscular e morte antes dos dois anos de idade. O Zolgensma é considerado um dos medicamentos mais caros do mundo, com o custo de R$ 7 milhões por dose.
O medicamento foi incorporado ao SUS por meio de um modelo inédito de Acordo de Compartilhamento de Risco, onde pagamento à fabricante está ligado à eficácia do tratamento, permitindo ao Brasil obter o menor preço de lista global para o medicamento. A expectativa do Ministério da Saúde é atender 137 pacientes nos primeiros dois anos.
Com a incorporação do Zolgensma, o Brasil se torna o sexto país a disponibilizar o medicamento em sistemas públicos de saúde, após Espanha, Inglaterra, Argentina, França e Alemanha.
Deixe um comentário