STF forma maioria pela condenação de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado
Pela primeira vez na história do Brasil, um ex-presidente é responsabilizado criminalmente por atentado à democracia
O Supremo Tribunal Federal formou maioria nesta quinta-feira (11) para a condenação de Jair Bolsonaro no processo da chamada “trama golpista”, relacionada aos ataques de 8 de janeiro de 2023. Com os votos de Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cármen Lúcia, a Primeira Turma já tem maioria a favor da condenação, colocando o ex-presidente na posição de responder criminalmente por tentativa de derrubar a democracia.
Além de Bolsonaro, outros sete réus (entre eles militares e ex-ministros) também são apontados como parte do plano para abolir violentamente o Estado Democrático de Direito. O placar está em 3 a 1 pela condenação, restando apenas o voto do ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do STF.
O julgamento sinaliza que não haverá impunidade para líderes que atentam contra as instituições. Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar desde agosto, pode enfrentar mais de 40 anos de prisão.
O voto da ministra Cármen Lúcia garantiu a formação da maioria pela condenação e consolidou o protagonismo da única mulher da Primeira Turma no julgamento.
Deixe um comentário