AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Sono: saúde em repouso

Sono: saúde em repouso

Quando falamos sobre o sono e como é seu sono, nos deparamos numa série de dúvidas se existe um padrão para que seja saudável.A resposta…

Por Dra. Hérica Mont'Alvão

Quando falamos sobre o sono e como é seu sono, nos deparamos numa série de dúvidas se existe um padrão para que seja saudável.
A resposta é: não! Mas temos alguns caminhos facilitadores.

Hoje sabemos que o sono possui uma série de funções e é muito importante para manter nosso organismo funcionando de forma adequada. Ele mantém o equilíbrio psíquico, emocional e metabólico, controlando assim a disposição para realizar as atividades do dia a dia.

Mas não podemos deixar de lembrar o quanto ele afeta nosso humor, pois o sono de baixa qualidade pode gerar estresse e irritabilidade, ansiedade, falta de disposição e até nervosismo.
Hoje é indicado manter o sono entre 6 e 8 horas para que o corpo se recupere do dia e esteja pronto para as atividades do dia seguinte.

Além disso, há fatores que ajudam a descansar melhor, tais como:

  • Manter uma dieta leve no período noturno;
  • Criar uma rotina regular e fixar um horário para dormir;
  • Ter um ambiente adequado e que ajude no sono;
  • Evitar pensar em problemas ou preocupações do dia a dia;
  • Manter uma temperatura agradável no local.

Na mulher, período pré-menstrual pode favorecer à dificuldade de dormir e assim que menstrua ele retorna como num passe de mágica por questões hormonais. Ainda em se tratando das mulheres, no período do climatério os desequilíbrios hormonais afetam numa intensidade maior acarretando alterações importantes na qualidade de vida da paciente. Também não podemos esquecer que doenças também podem afetar o sono.

Nos homens, a diminuição da qualidade do sono é diretamente afetada por dificuldades, de ordem psicossociais como: financeiro, trabalho, trânsito, bebidas alcoólicas e doenças, Mas não podemos esquecer que a diminuição hormonal no homem também afeta diretamente no sono. E as doenças também não devem ser descartadas.

Para melhorar a qualidade do sono, precisamos entender o que pode estar desencadeando esse fato em ordem psicossocial e emocional, e associarmos a higiene do sono.

– Fazer a última refeição até às 20:00;
– Refeições leve no período da noite;
– Atividade física antes das 18:00, de preferência;
– Pessoas que gostam mais da noite, devem deixar o ambiente mais aconchegante para o sono.

A luz reduzida avisa para o cérebro secretar melatonina, hormônio do sono.

E durma bem, mas se ainda assim precisar de ajuda, consulte seu médico para lhe ajudar a descobrir causas que podem estar afetando seu sono e sendo possível, tratá-las.

Dra. Hérica Mont'Alvão

Ginecologista obstetra por formação, apresentadora de podcast pela informação, mãe por vocação e apaixonada pela vida. Dra. Hérica Mont’Alvão é encantada pelas fases da vida e inovação feminina, em sua coluna, compartilhará conhecimento sobre a importância do autocuidado, bem-estar e amor próprio em cada etapa da vida.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *