Senado aprova projeto que substitui símbolo de acessibilidade
A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) destacou que a nova representação é mais inclusiva, pois não se restringe às pessoas com mobilidade reduzida
O Plenário aprovou por unanimidade, o projeto de lei (PL 2.199/2022) que substitui o tradicional Símbolo Internacional de Acesso — a cadeira de rodas — pelo novo Símbolo Internacional de Acessibilidade, criado pela ONU em 2015.
A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) destacou que a nova representação é mais inclusiva, pois não se restringe às pessoas com mobilidade reduzida. Segundo ela, a figura de uma pessoa dentro de um círculo chama atenção para outros tipos de deficiência, como a visual. O projeto, que retorna à Câmara dos Deputados, também estabelece a obrigatoriedade de pisos antiderrapantes e nivelados, além de maquetes em espaços públicos.
“Superamos o modelo anterior do símbolo de acesso que representava o uso de uma cadeira de rodas e não atingia as necessidades de outras deficiências sensoriais ou intelectuais. Com esse novo símbolo, a gente passa uma mensagem muito mais inclusiva. É como dizer para a sociedade que a sensibilidade vai além da mobilidade, é sobre garantir mais autonomia e respeito para todas as pessoas com deficiência.” Disse a Deputada.
Deixe um comentário