Semana Santa: entenda o que os católicos celebram em cada dia
Principal semana do calendário litúrgico relembra os passos de Jesus até sua morte e ressurreição
A Semana Santa é tida como a principal semana do calendário religioso para os católicos. Chamada de “Semana Maior” as celebrações relembram a trajetória de vida de Jesus Cristo até a sua morte e ressurreição.
As celebrações têm início no Domingo que Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Neste dia, o povo usou ramos e folhas para cobrir o caminho de Jesus. A liturgia simboliza a vitória de Cristo na história, marcada por conflitos e desigualdades.
Na Segunda-feira Santa, os católicos relembram o anúncio de Jesus de que sua hora havia chegado. A Terça-feira Santa, embora não haja um ritual específico, é neste dia que se intensifica o trabalho de preparação para a traição de Judas e a iminência da Paixão de Cristo.
Na Quarta-feira Santa, os católicos celebram o encontro de Jesus e Maria. Nesta celebração, os católicos relembram a dor de uma mãe ao saber que seu filho seria entregue à morte.
A Quinta-feira Santa, dá início ao chamado ‘Tríduo Pascal’, que marcam as principais celebrações da Semana Santa. Pela tradição católica, é neste dia que Jesus instituiu a Eucaristia, compartilhando o pão e o vinho, corpo e sangue, durante a Santa Ceia.
Antes da Ceia, contudo, Jesus lavou os pés dos discípulos, demostrando humildade e serviço, numa referência ao amor e disponibilidade ao outro. Foi também na Quinta-feira Santa que Jesus instituiu o ministério Sacerdotal. Ao instruir seus apóstolos a celebrarem a Eucaristia, Jesus lhes conferiu a autoridade para realizar este sacramento.
A Sexta-feira Santa ou ‘Sexta-feira da Paixão’, relembra o sacrifício de Jesus. É o dia em que os católicos relembram a crucificação e morte de Jesus. É dia de luto, jejum e abstinência de carne. Neste dia não se celebra missa, a liturgia reforça a paixão, a adoração a Santa Cruz e a Sagrada Comunhão.
No Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, a Igreja permanece em vigília junto ao túmulo, preparando-se para a grande celebração da Vigília Pascal, que se inicia na noite de sábado e culmina com o anúncio da Ressurreição de Cristo. A Vigília Pascal é considerada a “mãe de todas as vigílias”, a mais importante celebração litúrgica do ano cristão.
O Domingo da Ressurreição, também conhecido como Domingo de Páscoa, é o dia mais importante do calendário cristão. Ele celebra a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, marcando a vitória sobre a morte e o pecado, e a promessa de vida eterna para todos os que creem nele.
Deixe um comentário