Satélite brasileiro lançado em 1993 bate recorde e se torna o mais antigo em órbita
Construído por engenheiros do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o primeiro satélite operado no Brasil bateu um recorde mundial, ele se tornou o equipamento…
Construído por engenheiros do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o primeiro satélite operado no Brasil bateu um recorde mundial, ele se tornou o equipamento há mais tempo em operação na órbita do Planeta Terra.
Lançado em fevereiro de 1993, o SCD-1, como foi “apelidado”, também bateu um recorde “pessoal”, ele foi projetado para ficar um ano no espaço mas já chegou aos 30 anos e com bom funcionamento
O satélite que dá uma volta completa no nosso planeta em uma hora e 40 minutos já deu mais de 160 mil voltas nessas 3 décadas que está à deriva no espaço. Ele possui uma velocidade de 128 mil km por hora e está a 750 quilômetros de altura.
O equipamento foi o primeiro de quatro satélites lançados ao espaço e detém uma importante contribuição para a ciência brasileira.
Ele [o satélite] está bem. O único subsistema que não funciona como antes é a bateria, que no caso dos carros dura em média quatro a cinco anos. A do satélite foi projetada para um ano, mas começou a apresentar problemas a partir dos 20 anos e hoje funciona só quando tem incidência do Sol. Tendo incidência do Sol, o satélite carrega seus painéis solares e funciona normalmente, coletando os dados das plataformas
explicou o coordenador do Centro de Controle de Satélites do INPE, Maurício Ferreira
Aqui tem as melhores notícias da RMVale em primeira mão
Entre no nosso grupo de WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DBF3WGdp31U5tHzQdSBf2z
Deixe um comentário