Saphira Ventura Mídia e Entretenimento
O G20 está sendo um onda em que todos estão podendo surfar e não somente os presidentes e líderes dos países
A Saphira Ventura Mídia e Entretenimento organiza vários eventos oficiais paralelos do G20, com exposições de arte no âmbito cultural e um programa com 40 palestras no âmbito educacional, voltadas para garantir espaço para as diferentes vozes, lutas e reivindicações da população e dos agentes não governamentais dos países que compõem as maiores economias do mundo, seja na mobilização global contra mudanças climáticas, desertificação, inundações e altas temperaturas, assim como na luta
contra o armamento nuclear e a paz mundial.
Neste momento da história, vale a pena recordar a nós mesmos o que são as armas nucleares: as armas mais destrutivas que o mundo já viram” – diz o comunicado do Comitê norueguês do Nobel da Paz de 2024. A Saphira Ventura Mídia e Entretenimento no seu comunicado para a paz e anúncio de apoio a causa de desarmamento nuclear e apoio a proposta do G20 na construção de um mundo justo e um planeta sustentável, reafirma seu compromisso com o objetivo do G20 Social de ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20.
Esse movimento social com suas ações coletivas atreladas as questões do G20, e mantidas por grupos organizados da sociedade que visam lutar por essas causas sociais, representa a voz de pessoas excluídas do processo democrático, que buscam ocupar os espaços de direito na sociedade mundial. O G20 está sendo um onda em que todos estão podendo surfar e não somente os presidentes e líderes dos países. Asvozes da população estão, com o apoio da ONU e várias outras entidades internacionais, sejam púbicas ou privadas, começam a ser ouvidas e participam do processo de democracia na arena internacional.
Recentemente foi anunciado o Prêmio Nobel da Paz para Nihon Hidankyo, uma organização japonesa de sobreviventes das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki (chamados de Hibakusha), por demonstrar por meio de testemunhos que as armas nucleares nunca mais devem ser utilizadas.
Aqui no Brasil, o desarmamento nuclear é um dos temas principais do International Uranium Film Festival, também conhecido como Festival de Cinema da Era Atômica, criado em 2010, no Rio de Janeiro, e laureado pela MovieMaker Magazine de Hollywood como um dos “25 Coolest Film Festivals in the World 2024”. Sobreviventes das bombas atômicas que vieram morar no Brasil, já participaram de várias edições do Uranium Film Festival, como o Sr. Kunihiko Bonkohara e a Sra. Junko Watanabe que tinham 5 e 2 anos, respectivamente, no dia do bombardeio em Hiroshima. A Sra. Junko Watanabe será a única sobrevivente, residente no Brasil, entre as 31 pessoas enviadas pelo grupo Nihon Hidankyo para a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz, na capital da Noruega, Oslo, em 10 de dezembro.
A Saphira Ventura Mídia e Entretenimento, o Instituto Bienal Amazônia (IBA) e várias organizações não governamentais em conjunto com várias instituições internacionais, inauguram a Pré-Bienal Amazônia no Parque Glória Maria (Parque das Ruínas, em Santa Teresa) entre 12 e 20 de novembro, como parte do evento “G20 – Diálogos para o Planeta”, onde serão apresentadas palestras e exposições sobre esses temas. Em parceria com o Uranium Film Festival, onde a Pré-Bienal apresentará “filmes atômicos” de diversos países, com a presença dos convidados Sr. Bonkohara e Sra. Watanabe apresentando ao público e a imprensa o chamamento para esse movimento ambientalista que engloba atores de vários continentes, um documentário com a colaboração do Instituto David Lynch e personalidades internacionais apoiando esse movimento. Saphira Ventura Mídia e Entretenimento celebra sobreviventes de Hiroshima com exposições de arte e palestras no Brasil e Oslo em prol da paz mundial e a Saphira Ventura Mídia e Entretenimento tem a honra de anunciar a participação especial dos sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima, conhecidos como Hibakusha, em uma exposição de arte que ocorrerá em São Paulo no dia 4 de novembro, às 19h. A Sra. Junko Watanabe, uma das sobreviventes e residente no Brasil, estará presente para participar de gravações para um documentário e concederá entrevistas à imprensa, reforçando a mensagem de paz e desarmamento nuclear.
Este ano, a Sra. Watanabe será a única representante brasileira entre os 31 membros do grupo Nihon Hidankyo a comparecer à cerimônia do Prêmio Nobel da Paz em Oslo, no dia 10 de dezembro. Sua presença em São Paulo marca um importante anúncio desse evento histórico. Durante a exposição, o público terá a oportunidade de conhecer de perto os testemunhos dos Hibakusha, que são um lembrete poderoso da necessidade de abolir as armas nucleares.
Para celebrar este momento significativo na história da paz mundial, a Saphira Ventura Mídia e Entretenimento realizará uma exposição de arte em Oslo, alinhada com a cerimônia do Nobel, destacando obras e intervenções artísticas que simbolizam a luta por um mundo livre de armas nucleares. Estes eventos em São Paulo, Rio de Janeiro e Oslo é uma homenagem ao compromisso com a paz e à importância da conscientização global sobre os perigos do armamento nuclear.
A participação da Sra. Watanabe no evento de São Paulo será documentada como parte do projeto audiovisual da Saphira Ventura Mídia e& Entretenimento, que contará com a colaboração do Instituto David Lynch e outras personalidades internacionais apoiando o movimento de paz. O objetivo é amplificar a voz dos Hibakusha e pessoas como a Sra. Junko Watanabe, e mobilizar a sociedade civil em uma campanha global pelo desarmamento e pela justiça ambiental.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário