Ícone do siteÍcone do site Portal Aqui Vale

São Paulo registra 44 casos de febre de Oropouche em 2025

Reprodução

Segundo os dados divulgados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) Secretaria Estadual da Saúde, o estado de São Paulo registrou 44 casos de Oropouche em 2025 e investiga uma morte, que pode ter sido causada pela doença. Na região, um caso foi confirmado no Litoral Norte. A doença é considerada viral, transmitida por mosquitos e tem sintomas que se assemelham aos da dengue, como febre alta, dores de cabeça, musculares e nas articulações.

A febre de Oropouche é causada pelo vírus Oropouche orthobunyavirus (OROV) e é transmitida principalmente pelo Culicoides paraensis, conhecido mosquito-pólvora. Esse inseto é mais ativo durante o final da tarde e à noite, vivendo em ambientes úmidos e próximos a corpos d’água.

Em dados recentes divulgados pelo Ministério da Saúde, foram confirmados 13.856 em 2024 no Brasil. Já em 2025, os números chegam a 10.572.

Embora a maioria dos casos com recuperação em até sete dias, complicações neurológicas como meningite e meningoencefalite podem ocorrer em casos raros. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) emitiu um alerta em 2024 devido ao aumento de casos na América Latina, com crescimento superior a 700% em relação ao ano anterior.

Sair da versão mobile