AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » São José tem segunda pior nota em gestão fiscal segundo TCE

São José tem segunda pior nota em gestão fiscal segundo TCE

Tribunal de Contas do Estado de São Paulo deu nota C+ para cidade

Por Portal Aqui Vale
Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo avaliou a gestão fiscal de São José dos Campos com a nota C+, a segunda pior nota do IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), criado em 2015.

A nota é resultado de uma análise do TCE sobre o resultado da administração em relação a execução financeira e orçamentária e do respeito à LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Além disso, se junta às notas de 2019, 2020 e 2022, quando a gestão fiscal também foi avaliada com C+.

O IEG-M avalia a eficiência de 644 municípios de São Paulo em sete temas diferentes, como planejamento, gestão fiscal, educação, saúde, meio ambiente, defesa civil e tecnologia da informação.

Essa avaliação acontece através de notas, sendo A (altamente efetiva), B+ (muito efetiva), B (efetiva), C+ (em fase de adequação) e C (baixo nível de adequação).

Em nota enviada ao jornal OVALE, a campanha de Anderson Farias (PSD) rebateu críticas do candidato Eduardo Cury (PL) e mencionou um superávit no IPSM. Confira:

“Lamentamos que em período eleitoral os indicadores do TCE sejam distorcidos! Entre 2017 e 2020 o atual candidato a vice na chapa de Eduardo Cury, José de Mello, era o secretário de Finanças responsável pelas contas do município, e sempre se posicionou publicamente ressaltando a boa gestão das contas da Prefeitura. Como podemos perceber na tabela divulgada no comunicado, em 2019 e 2020 (Mello à frente da gestão financeira) foi alcançada a mesma nota C+ da atual gestão no IFiscal.

Reiteramos que NÃO EXISTE nenhum calote (calote = dívida não paga) todas as prestações devidas ao instituto desde o início da Gestão Felício/Anderson estão rigorosamente em dia, não existindo nenhum servidor público aposentado sem receber em dia sua pensão ou aposentadoria.

Pela primeira vez nos últimos 30 anos o IPSM tem seu cálculo atuarial (receitas x aposentadorias a longo prazo) com SUPERÁVIT graças as alterações na alíquota de contribuição patronal para 28% e a compra de vidas, ações inéditas efetuadas durante sua gestão, o que demonstra a seriedade que o Prefeito Anderson tem com as financas publicas”, diz a nota.

Notas gerais

  • Índice de Efetividade da Gestão Municipal: B
  • Índice de Planejamento: B
  • Índice da Gestão Fiscal: C+
  • Índice da Educação: B
  • Índice da Saúde: B
  • Índice do Meio Ambiente: B
  • Índice da Defesa da Cidade: B+
  • Índice de Governo e Tecnologia da Informação: A

Todos os dados são públicos e podem ser encontrados no site https://go.tce.sp.gov.br/285ydd.

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *