Saída de Sheila Thomaz traz incerteza às entidades sociais
A saída de Sheila Thomaz da presidência do Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos traz um clima de incerteza entre as entidades sociais assistidas pelo fundo
A ex-primeira dama se afastou do cargo após o anúncio do divórcio do prefeito Anderson Farias, resultado de um possível caso extraconjugal do ex-marido com uma funcionária da Secretaria de Saúde e de situações que a levaram a pedir, inclusive, medida protetiva na Justiça contra o prefeito Anderson.
A substituição da ex-primeira dama pelo atual secretário de Governança (anunciada pela gestão municipal em nota, ontem) pegou a todas as ONGs de surpresa e trouxe a dúvida se os projetos que vinham sendo elaborados por Sheila Thomaz serão, de fato, realizados pelo novo presidente com o mesmo envolvimento.
“Ela é uma pessoa muito humana, que, de fato, se preocupa com as pessoas. Sentimos muito sua saída. Espero que os projetos dela não parem de jeito nenhum”, diz Márcia Rennó, da ONG VIREI VIRA LATA, uma das entidades credenciadas no Fundo Social.
Um desses projetos a que se refere Márcia Rennó é o Natal Iluminado que, no ano passado, reuniu milhares de pessoas com uma rica programação, como a tradicional chegada do Papai Noel, caravanas iluminadas, atrações artísticas, presépios e outras ações.
Para as entidades sociais, o Natal Iluminado trouxe também a chance de levantar recursos, pois o Fundo Social promoveu feira de artesanato e espaço gastronômico, onde entidades sociais da cidade venderam seus produtos, além de lanches, doces e salgados.
Para esse Natal, a proposta da ex-presidente era fazer um evento ainda maior e com mais oportunidades para as ONGs. Segundo o Aqui Vale levantou, numa das reuniões feitas por Sheila Thomaz junto às entidades, ela apresentou essa ideia e iniciativa.
“Já estamos entrando em novembro e não tivemos nenhum retorno concreto sobre esse evento e se teremos mesmo espaço na feira. Isso é ruim porque nós precisamos de tempo para levantarmos recursos e voluntários”, disse a representante de uma ONG que prefere não se identificar.
Fundo Social Cresceu
Recentemente, o Fundo Social ganhou nova sede, com espaço maior, equipado para acolher projetos essenciais e fortalecer a rede de apoio à população. Com isso, as quase 70 entidades credenciadas vinham tendo respaldo e reforço para desenvolverem seus projetos sociais na cidade em várias frentes, como apoio às mulheres vítimas de violência, acolhimento de idosos, atendimento familiar, inclusão de pessoas com deficiência, causa animal, apoio a dependentes químicos, entre outras.
O Fundo Social também vinha mantendo projetos como o Banco de Alimentos, as Lojas Solidárias, campanhas de promoção do voluntariado, de arrecadação de alimentos, roupas etc.
Nota Oficial
De acordo com nota oficial da Prefeitura: “Sheila Thomaz deixa a presidência do Fundo Social de Solidariedade para se dedicar a projetos pessoais e profissionais. A transição será técnica e planejada, sem interrupção dos atendimentos à população. A Prefeitura registra agradecimento pelo trabalho e pela dedicação de Sheila à cidade durante sua gestão à frente do Fundo Social”.
Deixe um comentário