Ícone do siteÍcone do site Portal Aqui Vale

Saiba o que foi a Revolução Constitucionalista de 1932

Reprodução

O dia 09 de julho marca o início da Revolução Constitucionalista de 1932, um movimento no estado de São Paulo, que durou 87 dias e que teve como objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e elaborar uma nova constituição para o Brasil.

O saldo após a rendição dos paulistas no dia 4 de outubro de 1932 foi a morte de 934 pessoas, de acordo com os números oficiais. Entre eles, Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, conhecidos pela sigla “MMDC”, e que tiveram seus nomes inscritos no Livro dos Heróis da Pátria.

O Início

Após a Revolução de 1930, que depôs o presidente Washington Luís e impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes, Getúlio Vargas assumiu o poder como chefe do governo provisório. No entanto, a insatisfação com o governo de Vargas cresceu, especialmente entre os paulistas, que se sentiram prejudicados pela perda de influência política.

As Causas

As Consequências

A Revolução de 1932 resultou na convocação de uma Assembleia Constituinte e na promulgação da Constituição de 1934 e ficou marcada como uma luta pela democracia e pelo estabelecimento de um estado de direito no Brasil.

Sair da versão mobile