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Saiba como se proteger da “Black Fraude” 

Com a chegada da Black Friday, também aumentam os casos de golpes e promoções falsas que tentam enganar consumidores. Conhecida como “Black Fraude”, essa prática envolve desde descontos inexistentes até sites falsos que imitam lojas conhecidas

De acordo com o SPC Brasil, é comum que algumas empresas elevem os preços dias antes da data e, durante a promoção, ofereçam supostos descontos que não passam do valor original. Além disso, há páginas fraudulentas que reproduzem a identidade visual de grandes marcas, enviam e-mails ou mensagens com links maliciosos e aplicam golpes com boletos falsificados, redirecionando o pagamento para contas de criminosos. 

Entre as principais recomendações, o SPC orienta os consumidores a: 

Caso o consumidor seja vítima de um golpe, o ideal é entrar em contato imediatamente com o banco ou operadora do cartão, registrar boletim de ocorrência e monitorar as movimentações financeiras para evitar novos prejuízos. 

O SPC também oferta o serviço SPC Avisa, que envia alertas sobre movimentações no CPF, ajudando o consumidor a agir rapidamente em casos suspeitos e reforçar sua segurança durante o período de compras. 

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