O ex-jogador Robinho, condenado a nove anos de prisão por estupro na Itália, deixou a Penitenciária II de Tremembé, conhecida como “presídio dos famosos”, na manhã desta segunda-feira (17). Ele estava no local desde março de 2024.
Robinho foi levado para o Centro de Ressocialização de Limeira (SP). A Secretaria da Administração Penitenciária ainda não comentou o motivo da transferência.
A defesa já havia tentado, no fim de outubro, mudar Robinho de unidade, alegando bom comportamento, ausência de faltas disciplinares e o fato de ele ser réu primário. Na ocasião, o pedido foi negado pela Justiça, que orientou que a solicitação deveria ser feita diretamente à SAP. Mesmo assim, a defesa indicou três possíveis destinos: Bragança Paulista, Rio Claro e Limeira, destino agora confirmado.
Recentemente, Thiago Brennand, condenado por crimes contra mulheres, também foi transferido para outra unidade prisional por decisão judicial.
Em outubro, Robinho e Brennand apareceram em um vídeo do Conselho da Comunidade de Taubaté para comentar a rotina na P2 e negar privilégios dentro do presídio, em resposta ao livro “Tremembé, o presídio dos famosos”, do jornalista Ulisses Campbell.
Robinho segue cumprindo pena por um crime considerado hediondo e, pela lei, só poderá pedir progressão para o regime semiaberto a partir de 2027, após cumprir ao menos 40% da pena em regime fechado.

