AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Rinite, sinusite ou asma: como melhorar as crises respiratórias no inverno?

Rinite, sinusite ou asma: como melhorar as crises respiratórias no inverno?

Otorrino explica como a oscilação de temperatura pode afetar os alérgicos

Por Portal Aqui Vale

Durante o inverno e com as oscilações de temperaturas, as pessoas alérgicas podem sofrer mais com crises respiratórias. Além de que o frio pode favorecer a circulação dos vírus causadores de infecções como gripes, resfriados e Covid-19.

O Aqui Vale conversou com o médico otorrinolaringologista Marcelo Soki sobre como melhorar as crises respiratórias no inverno. Confira:

Dr. o que provoca a piora das doenças respiratórias agora no inverno?

R: No inverno, a circulação de vírus respiratórios é maior pela sazonalidade. Devido ao frio, em locais de muita circulação de pessoas, as pessoas ficam mais enclausuradas, menos ao ar livre, o que ajuda a propagar esses vírus. Soma-se isso ao fato das pessoas que tem alergia ficarem com mais sintomas devido ao frio, uso de cobertor, blusas que estavam guardadas no armário cheio de poeira e ácaros, o que agravam os sintomas respiratórios.

Garganta seca e nariz escorrendo sempre, o que pode ajudar nesta época?

R: Se os sintomas forem ocasionais, tanto devido às alergias – rinite, sinusite ou asma – ou devido aos resfriados e gripes, no mínimo usar o soro fisiológico no nariz já ajuda a aliviar bem os sintomas. Os antialérgicos orais também reduzem bem esses sintomas, caso a pessoa já faça uso desse tipo de medicação. E em casos mais crônicos e que não respondem à essas medidas iniciais, usar anti-inflamatórios nasais controlam bem esses sintomas.

A inalação ou deixar uma bacia com água no quarto ajuda?

R: Sim, a bacia de água, toalha úmida ou umidificadores de ar ajudam a aumentar a umidade do ar que nessa época pode ser bem baixa e deve ser uma medida usada para quem está sofrendo com esse tempo seco. A inalação (nebulização) com soro fisiológico dá um alívio mais imediato e pode ser usado sem parcimônia.

As oscilações de temperatura ao longo do dia afetam os alérgicos, como cuidar?

R: A mudança brusca de temperatura, tanto do frio para o quente como o quente para o frio podem desencadear sintomas em quem sofre com alergias. Nesse caso, a pessoa tem que se proteger do frio com agasalhos, luvas e toucas, proteger as extremidades no frio pode ajudar a diminuir os sintomas.

Tomar antialérgico é um tratamento eficaz nesses casos?

R: Os antialérgicos são medicação essencial para quem sofre desse tipo de alergia, ele alivia de forma rápida os sintomas. Entretanto, quem usa deve tomar cuidado com os efeitos colaterais e o mais comum é a sonolência que eles podem causar, principalmente os antialérgicos mais antigos. O médico pode ajudar a indicar o mais adequado para evitar esses efeitos colaterais

Quais dicas daria para melhorar as crises respiratórias?

R: Cuidar do ambiente, principalmente o quarto é essencial para quem sofre de alergia. Passamos um terço de nossas vidas dentro do quarto! E é o ambiente que mais podemos ter controle. Para quem é alérgico a poeira, evitar uso de cobertores de pelo, cortina, carpetes, bicho de pelúcia, tudo isso junta muita poeira e ácaros. Colchões e travesseiros velhos também tem muita poeira e ácaros acumulados no tecido e na espuma e caso possível devem ser trocados periodicamente. Banho de Sol nesses itens, além da limpeza, pode ajudar a diminuir o acúmulo desses ácaros. Beber bastante água e se hidratar ajuda a manter as nossas mucosas respiratórias úmidas, o que é muito importante para quem sofre de problemas respiratórios.

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *