Quem quer ser Argentino? País libera cidadania para estrangeiros que investirem no país
A decisão foi publicada no Diário Oficial e faz parte de um decreto que cria um programa específico para atrair investidores de fora
O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou nesta quarta-feira (31) uma nova medida que permite a estrangeiros pedirem cidadania argentina se fizerem investimentos considerados relevantes no país. A decisão foi publicada no Diário Oficial e faz parte de um decreto que cria um programa específico para atrair investidores de fora.
De acordo com o governo, a ideia é incentivar o crescimento econômico por meio da entrada de capital estrangeiro. Com essa nova regra, investidores poderão conseguir a cidadania argentina sem precisar cumprir os dois anos mínimos de residência exigidos atualmente. Para isso, será avaliado o tipo de investimento feito e o impacto econômico que ele pode gerar no país.
Ainda não foram definidos os valores mínimos ou os setores que serão priorizados, mas o governo pretende focar em áreas como tecnologia, energia e turismo. A avaliação também contará com a participação de órgãos de segurança para garantir que os solicitantes não representem risco ao país.
A medida faz parte de uma série de mudanças nas políticas de imigração da Argentina, iniciadas ainda no primeiro semestre de 2025. Recentemente, o governo já havia endurecido as regras para estrangeiros que desejam viver no país, exigindo mais comprovações de renda, histórico criminal e cobrança por serviços públicos, como saúde e educação.
Com a criação desse programa, a Argentina entra na lista de países que oferecem cidadania em troca de investimento, como Portugal, Malta e Antígua e Barbuda.
Deixe um comentário