Ícone do siteÍcone do site Portal Aqui Vale

Projeto “Saúde em  Primeiro Lugar” vai oferecer orientações de saúde para a população de Caraguatatuba

Foto: Reprodução

A partir de agosto de 2023, a população de Caraguatatuba vai contar com o programa “Saúde em Primeiro Lugar”, por meio do qual serão oferecidos orientações e suporte com o objetivo de proporcionar uma vida mais saudável para todos. Entre as atividades oferecidas estarão: palestras e rodas de conversa sobre temas de saúde; atividade física e de movimento corporal; atividades lúdicas; avaliações físicas e funcionais; oficinas terapêuticas; orientações para alimentação saudável; e visitas domiciliares para orientações de cuidado com a saúde.

O projeto está sendo desenvolvido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), entidade gestora do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, com foco em orientação sobre cuidados de saúde e qualidade de vida.

Dr. André Guanaes, fundador e diretor-presidente do ISG, afirma que indivíduos com maior conhecimento e melhores práticas de saúde tendem a gerenciar sua saúde de maneira mais eficaz, resultando em uma melhoria na qualidade de vida. “Cuidar de nós mesmos é a base para todas as nossas realizações, é dar mais anos à vida e mais vida aos anos. Todos precisamos e merecemos, por isso o ISG está junto da população de Caraguatatuba nessa corrente de vida saudável”, afirma Dr. André.

Aguilar Júnior, prefeito de Caraguatatuba, ressalta que o projeto tem como proposta despertar hábitos simples educacionais para que o cidadão tenha qualidade de vida. “Atividades físicas, avaliações, oficinas e visitas domiciliares são ferramentas que serão implantadas para contribuir para o bem-estar das pessoas de forma individual e da comunidade em que vivem”, enfatiza.

As atividades do Programa “Saúde em Primeiro Lugar” acontecerão semanalmente, sob a orientação de profissionais do ISG.

Principais temas a serem abordados pelo Programa “Saúde em Primeiro Lugar”

O lançamento do programa será feito no dia 29 de agosto, durante evento na Praça Geraldo Pereira da Costa, entre 9h30 e 12h30.

O dia 29 de agosto tem um significado especial e importante, por ser o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado um problema de saúde pública. Estima-se que 200 mil pessoas morram todo ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial.

Sair da versão mobile