O projeto do Trem Intercidades (TIC), que vai conectar municípios do interior à capital, avança para a segunda de seis etapas de desenvolvimento. Nessa, o Eixo Leste ligará São Paulo a São José dos Campos.
A primeira etapa liga São Paulo a Campinas, passando por Jundiaí. Trata-se do Eixo Norte, que tem investimentos previstos na casa de R$ 14,2 bilhões.
O projeto do TIC do Vale está atualmente em fase de estudos de base, etapa que antecede a audiência pública, quando a população poderá opinar sobre o traçado, impacto e benefícios da obra. Após essa etapa, acontece o leilão, cujo modelo é o de PPP (Parceria Público Privada).
Para o projeto, existem três possibilidades pelos trilhos da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Usar trecho da linha 11, Coral, que atende parte da Zona Leste de São Paulo; utilizar parte da linha 12, Safira, cujo trajeto seria mais curto; ou aproveitar a linha 13, Jade. Neste caso, haveria conexão com o Aeroporto de Guarulhos.
O trajeto proposto deve conectar São Paulo à Região Metropolitana e a São José dos Campos, com tempo médio de viagem estimado em 75 minutos. A extensão total ficará entre 80 e 130 quilômetros, atendendo cerca de 2,7 milhões de pessoas em quatro cidades que ainda serão definidas.
Em entrevistas anteriores, Felicio confirmou que o TIC Eixo Leste está em fase inicial de estudos e que uma das possibilidades é que esse trem passe também por cidades do Alto Tietê.
O investimento previsto no TIC Vale é de R$ 10 bilhões, contemplando obras, infraestrutura e operação. Ainda não há data definida para o início das obras.
Foto: Agência SP
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

