Produtividade nas empresas: cuidados com a saúde podem engajar o time e reduzir a rotatividade
Segundo Ricardo Kuratomi, especialista da maior escola de negócios da América Latina e sócio da Febracis
Especialistas dizem que as principais queixas dos empresários atualmente são relacionadas a atrasos, faltas por problemas de saúde e desequilíbrios emocionais. O impacto dos atrasos, do absenteísmo e da alta rotatividade de colaboradores nas empresas vai muito além do custo financeiro. Segundo Ricardo Kuratomi, especialista da maior escola de negócios da América Latina e sócio da Febracis, a rotatividade gera perda de conhecimento, prejudica o clima organizacional e afeta a qualidade das entregas, tão importantes no mercado atual.
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Qualidade de Vida, mostrou que a maioria dos líderes de Recursos Humanos (63%) enfatiza a importância de realizar ações voltadas para a saúde dentro das empresas, tanto a saúde física quanto a emocional,
Com mais de 10 anos de experiência como consultor de empresas em formação de líderes e desenvolvimento de inteligência emocional, Ricardo Kuratomi diz que muitos profissionais enfrentam dificuldades em manter constância e produtividade em suas rotinas de trabalho devido a questões emocionais.
Apesar dos desafios, Ricardo destaca que há um movimento positivo no mercado. “Felizmente, as empresas estão mais abertas a entender que muitos de seus problemas estão ligados à falta de saúde mental dos colaboradores. Algumas delas, inclusive, já oferecem programas de inteligência emocional, terapias, academias e meditação”, afirma.
O especialista reforça que criar um ambiente de trabalho saudável, investir no desenvolvimento emocional dos colaboradores e promover o engajamento são passos essenciais para reduzir o turnover e elevar a produtividade organizacional.
“Os desafios ligados à saúde mental são mais complexos e exigem a formação de líderes com conhecimento específico e preparados para lidar com as crises no ambiente organizacional, porque isso pode ser prejudicial tanto para os profissionais quanto para a empresa”, afirma Ricardo Kuratomi.
Para mais informações ou entrevistas com Ricardo Kuratomi, entre em contato com a Febracis São José dos Campos.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário