Ícone do siteÍcone do site Portal Aqui Vale

Problemas na tireoide afetam 20% das mulheres acima dos 60 anos

Young medic palpating neck of senior woman, elderly patient visiting doctor at hospital checking thyroid throat touching health at clinic. Healthcare specialist, medicare, treatment medical concept.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, cerca de 10% das mulheres acima dos 40 anos e 20% das que estão acima de 60 anos apresentam complicações na tireoide. Com o objetivo de conscientizar a população em relação às anomalias que podem ser desenvolvidas nesta glândula, comemorou-se no último sábado (25) o Dia Internacional da Tireoide.

A tireoide está localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão ou gogó. Os hormônios produzidos pela tireoide – T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) – agem na função de órgãos vitais como coração, cérebro, fígado e rins. Eles interferem no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional, garantindo o equilíbrio do organismo.

“Quando a tireoide não está funcionando de forma adequada ela pode liberar hormônios em excesso, provocando o hipertireoidismo, ou em quantidade insuficiente causando o hipotireoidismo. Outro problema relacionado a ela seria o aparecimento de nódulos tireoidianos, podendo ser benigno ou maligno”, comenta a endocrinologista da Ativia Saúde, Drª Marina Lais, acrescentando como pode ser realizado o diagnóstico e o tratamento desses problemas. 

“As causas podem ser desconhecidas ou por doenças autoimunes. É possível diagnosticar esses problemas através de exames de sangue que dosam os hormônios e anticorpos contra a tireoide ou um ultrassom de tireoide. Após o diagnóstico, o tratamento pode ser realizado com a reposição do hormônio tireoidiano, radioiodo nos casos dos nódulos produtores de hormônio ou até cirurgia”, explica a médica.

Lançada em 2008 pela Federação Internacional da Tireoide, a data tem como principal objetivo promover o entendimento dos problemas da glândula, além dos desafios enfrentados pelas pessoas com alterações. “Apesar das mulheres serem as mais acometidas com problemas na tireoide, todas as pessoas, independente de sexo e idade, estão sujeitas a alterações desta glândula por isso é importante ensinar as pessoas de que todos nós temos tireoide e por isso precisamos acompanhá-la anualmente”, finaliza a especialista.

ATIVIA SAÚDE

Com corpo clínico formado por profissionais especializados e atualizados, a Ativia é uma empresa conceituada e comprometida com a saúde e o bem-estar de seus clientes. Há mais de 30 anos no mercado, a empresa conta com uma rede de mais de 600 profissionais da saúde, além de mais de 22 hospitais credenciados no Vale do Paraíba e Litoral Norte. Para mais informações, acesse www.ativia.com.br ou entre em contato pelo telefone (12) 3954-3954.

Sair da versão mobile