Ícone do siteÍcone do site Portal Aqui Vale

Primeiro cão Guarda-vidas do país ganha monumento

A história de coragem e dedicação de Ice, o primeiro cão guarda-vidas do Brasil, ganhou um espaço permanente em Itajaí. Ele ganhou um monumento em sua  homenagem, pela dedicação que marcou a corporação, deixando um legado duradouro na comunidade.

A iniciativa foi do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em parceria com a Câmara de Vereadores. Segundo o projeto, a homenagem reconhece o cão Ice, recordista nacional e primeiro cão guarda-vidas do país com mais de 100 operações de busca e salvamento. Sua atuação tornou-se referência para a segurança pública, a inclusão animal e os serviços prestados à sociedade.

Ice foi também o primeiro cão a atuar na tragédia do rompimento da barragem de Mariana, auxiliando na busca por vítimas. Além do trabalho em ocorrências, teve papel essencial na formação de novos cães de busca e resgate, não só em Santa Catarina, mas em corporações de todo o país.

Durante a inauguração da estátua, a emoção tomou conta do seu tutor, o sargento Evandro Amorim, que conviveu com Ice ao longo dos seus 15 anos de vida. “Ele foi mais que um cão de serviço — foi um companheiro dedicado, que deu vida ao compromisso de servir com coragem e lealdade. Nosso amor foi à primeira vista e poder trabalhar ao lado dele foi um privilégio”.

Ice faleceu em setembro de 2024, aos 15 anos, por causas naturais, mas deixou sua marca não apenas nas operações de busca e salvamento, como também nas visitas a hospitais e instituições sociais, onde levou conforto e esperança a inúmeras pessoas por meio da terapia assistida por animais.

Sair da versão mobile