AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Pressão por anistia de Bolsonaro cresce no Congresso durante julgamento do STF

Pressão por anistia de Bolsonaro cresce no Congresso durante julgamento do STF

Movimento ganha força com apoio do Centrão e de Tarcísio de Freitas

Por Portal Aqui Vale

Enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado, a pressão por uma anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos voltou a ganhar espaço no Congresso Nacional.

Parlamentares do PL, aliados do Centrão e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), articulam nos bastidores um acordo para votar a proposta. Tarcísio, cotado como presidenciável em 2026, chegou a afirmar que, se eleito, concederia anistia a Bolsonaro como seu “primeiro ato” no cargo.

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, disse que já existe maioria para avançar com o projeto, que incluiria desde investigados no “inquérito das fake news” até eventuais condenações do ex-presidente. Ele citou o engajamento de Tarcísio e a participação de lideranças religiosas, como o pastor Silas Malafaia, na construção do texto.

A articulação, no entanto, é vista como tentativa de interferência no julgamento pelo PT, que se posicionou contra a pauta. Para o líder do partido na Câmara, Lindbergh Farias, trata-se de um “equívoco completo” discutir a anistia em paralelo à análise do STF.

Bolsonaro, atualmente em prisão domiciliar, pode enfrentar pena superior a 40 anos se condenado por todos os crimes. Ainda assim, uma eventual prisão só ocorreria após a publicação do acórdão e do julgamento de recursos.

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *