Prefeitura de SJC anuncia mais terceirizações e fechamento de escolas na educação infantil
Prefeitura confirma obras e ampliação de vagas, mas decisão gera críticas do sindicato sobre impactos nos profissionais e nas crianças
A Prefeitura de São José dos Campos (PSD) anunciou na última quarta-feira investimentos em obras, reformas e ampliação de vagas em tempo integral na rede municipal de educação. No entanto, a medida inclui mudanças polêmicas que afetam a educação infantil na cidade.
De acordo com informações do Sindicato dos Servidores Municipais (SindServ-SJC), as EMEIs Benedito de Carvalho, Helena Vaz e Jesus de Nazaré serão terceirizadas, passando a ser administradas por organizações privadas. Além disso, as EMEIs Bairro dos Freitas e Dirce Saloni serão fechadas, com suas vagas transferidas para unidades já terceirizadas.
Segundo o sindicato, a medida resulta na entrega de toda a educação infantil (de 0 a 3 anos, e parte das vagas de 4 a 5 anos) para a iniciativa privada, que adotaria uma lógica de redução de custos em detrimento de direitos das crianças e da valorização dos profissionais. Professores e cuidadores dessas unidades passariam a receber salários menores, menos benefícios, sem incentivos de carreira e com pouco acompanhamento pedagógico.
O SindServ-SJC alerta ainda que os profissionais das escolas afetadas terão seus vínculos com as comunidades rompidos e serão obrigados a se deslocar para outras unidades. O sindicato repudia as mudanças e solicita diálogo com a Secretaria de Educação.
O Portal Aqui Vale procurou a Prefeitura para comentar o caso, mas não obteve resposta.
Deixe um comentário