Ícone do siteÍcone do site Portal Aqui Vale

Prefeitura de São José diz que não há falta de testes de dengue, após cobrança na Câmara

Durante a 25° sessão de Câmara, nesta terça-feira (14), os vereadores de São José aprovaram o Requerimento 1660/2024, de autoria do Vereador Roberto Chagas (PL) que pede à Prefeitura Municipal, informações a respeito da mudança no protocolo de realização do teste rápido no Centro de Referência de Dengue do Hospital Municipal.

Na ocasião, Roberto Chagas apresentou como justificativa a “possibilidade de não haver testes de dengue na rede municipal de saúde, além de aplica-los apenas em pessoas com 65 anos ou mais e com comorbidades”.

O Aqui Vale entrou em contato com a Prefeitura de São José, que explicou que “o teste da dengue é realizado de acordo com o critério clínico médico, como um apoio ao diagnóstico, independente da idade do paciente”.

“Não há falta de testes de dengue em São José dos Campos. Os estudos mostram que embora a especificidade do teste seja alta (de 82 a 100%), o teste tem moderada sensibilidade (mediana de 64%, variando de 34 a 72%), indicando que resultado negativo, diante de um quadro suspeito de dengue, não exclui o diagnóstico;

Resultados negativos no exame NS1 estão provocando falta de adesão do paciente a hidratação correta enquanto não tem um resultado positivo, o que leva o paciente a retornar ao serviço de saúde até mais de uma vez.

O diagnóstico clínico, neste momento em que há transmissão sustentada, definido pelo cenário atual e reforçado pela Secretaria Estadual de saúde, é suficiente para o diagnóstico da doença, sendo realizados exames laboratoriais confirmatórios para todos os casos graves e óbitos”, completou a nota da Prefeitura.

No entanto, como o requerimento foi aprovado com 11 votos a favor e 9 contra, a Prefeitura tem até 15 dias para responder a solicitação feita pelo vereador.

📷 CMSJC

Sair da versão mobile