Prefeitura de Jacareí investiga morte de cinco cães após mutirão de castração
Segundo a Prefeitura, os mutirões são realizados desde 2018 e até o momento, mais de 12 mil animais já foram castrados
Na tarde desta quarta-feira (16), a Prefeitura de Jacareí formou um comitê para investigar a morte de cinco cachorros, que passaram por um procedimento de castração em um mutirão organizado pela administração municipal nesta semana.
Os procedimentos eram realizados em um castramóvel e se tornaram comuns na cidade, oferecido de forma gratuita para os tutores. As castrações deveriam acontecer entre os dias 9 e 13 de abril, mas foram suspensos no último sábado (12) após as mortes dos animais. As cirurgias agendadas para o domingo (13) foram adiadas.
Segundo a Prefeitura, os multirões são realizados desde 2018 e até o momento, mais de 12 mil animais já foram castrados.
O comitê de investigação foi criado por um agente público da procuradoria no município, por um agente da secretaria de meio ambiente, um agente da diretoria de proteção animais e agentes da sociedade. A Prefeitura afirma que as castrações foram feitas por empresa terceirizada, da cidade de Mogi Mirim e que já havia prestado esses mesmos serviços para a cidade.
“Terá um prazo estabelecido de 30 dias úteis a partir de segunda-feira agora para apontar publicamente os possíveis fatos que ocorreram nesses cinco óbitos de pets. Nos últimos anos ela registrou oito mil castrações sem nenhum óbito. Estávamos muito confiantes de que isso não aconteceria. Contudo, a empresa também está participando, respondendo por todos os questionamentos. O contrato se encerra em maio, temos ainda mais mil castrações a serem feitas. Está paralisado temporariamente até que se apure todos os fatos”, explicou Rogério Costa Manso, secretário de Meio Ambiente e Zeladoria.
Deixe um comentário