Prefeito veta projeto de lei que altera nome da Guarda Civil em Caraguatatuba
Mensagem foi enviada à Câmara Municipal que deve analisar o veto do prefeito
O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, vetou totalmente o Projeto de Lei que propunha a alteração da denominação da Guarda Municipal para “Polícia Municipal”. A proposta havia sido apresentada pelo vereador, Antonio Carlos da Silva Junior, presidente da Câmara Municipal.
A decisão foi baseada em recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio do Procedimento nº 29.0001.0033837.2025-31, em razão de reiteradas decisões do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que reconhecem a inconstitucionalidade de leis municipais semelhantes.
Segundo o entendimento do TJ-SP, a alteração fere o princípio da separação dos poderes, ao invadir competência privativa do chefe do Poder Executivo. A jurisprudência também aponta que a modificação contraria o artigo 144, § 8º, da Constituição Federal, e as diretrizes da Lei Federal nº 13.022/2014, que trata do Estatuto Geral das Guardas Municipais.
Além disso, segundo o chefe do executivo, a proposta causaria impacto nas despesas públicas, como a troca de uniformes e a nova identidade visual dos veículos da corporação, sem a devida previsão orçamentária, o que contraria a Lei Orgânica do Município.
A mensagem de veto foi encaminhada para apreciação e deliberação da Câmara Municipal.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Foto: Divulgação
Deixe um comentário