Prefeito anuncia cancelamento de Milly Lacombe na FLIM, após pressão da oposição
Decisão foi anunciada por Anderson Farias após críticas de grupos bolsonaristas e reacende debate sobre censura e liberdade cultural em SJC
O prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), confirmou nesta terça-feira (16) que a jornalista e escritora Milly Lacombe não participará mais da abertura do evento literário no Parque Vicentina Aranha. A informação foi postada pelo líder do governo na Câmara, vereador Zé Luis.
Segundo ele, a decisão foi tomada no sábado, após diálogo com o diretor executivo da AFAC, Aldo Zonzini, entidade gestora do parque. O prefeito afirmou que o cancelamento ocorreu em razão de posicionamentos da escritora que, segundo ele, não estariam em consonância com valores da família e da comunidade joseense.
“Eu tomei conhecimento e imediatamente já liguei ao Vicentina Aranha, conversei com o Dr. Aldo Zonzini, que é o nosso diretor executivo da AFAC, e já decidimos no sábado pela manhã que não iríamos mais trazê-la por causa dessas questões da postura dela. A gente respeita, sem nenhuma crise, sem nenhuma crítica, mas não podemos permitir nem admitir dentro de um espaço público pessoas que tenham esse pensamento com relação à família. Acho que aquilo lá realmente é uma fala irresponsável e inconsequente, principalmente quando a gente fala da questão cristã em um país como o nosso. Então, com todo respeito, ela não participará mais do evento no Vicentina Aranha”, disse o prefeito.
A exclusão da autora, no entanto, reacendeu o debate sobre censura política em eventos culturais e a influência de pressões ideológicas em São José dos Campos.
Deixe um comentário