Polvos podem substituir os seres humanos em caso de extinção, segundo pesquisador de Oxford
As habilidades cognitivas e a anatomia dos polvos os tornariam altamente adaptáveis
De acordo com o professor Tim Coulson, pesquisador da área de zoologia da Universidade de Oxford, os polvos podem ser a próxima espécie que irá construir civilizações na Terra. Isso porque eles teriam inteligência, adaptabilidade e habilidades de resolução de problemas, podendo então evoluir caso os humanos fossem extintos.
É essa ideia que Colson desenvolve em seu livro mais recente, chamado The Universal History of Us: A 13.8 billion year tale from the Big Bang to you (A história universal de todos nós: Um conto de 13,8 bilhões de anos, do Big Bang até você). Para ele, os polvos parecem ser os candidatos mais prováveis para prosperar em um mundo pós-humano.
Ele afirma que esses animais têm habilidades cognitivas que incluem capacidades como o uso de ferramentas, camuflagem, resolução de problemas e comunicação. Combinadas com sua anatomia e destreza, essas características tornariam os polvos altamente adaptáveis ao seu ambiente, tendo condições de mudar que vão muito além daquilo que os próprios humanos conseguem.
Em seu livro, o professor Tim Coulson propõe uma reflexão e se pergunta sobre quais criaturas poderiam substituir os nichos humanos para se tornarem as espécies mais influentes da Terra. Não significa criar uma civilização semelhante à nossa, mas sim as suas próprias versão.
Foto: Reprodução
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário