Ícone do siteÍcone do site Portal Aqui Vale

Pela 1ª vez na história, sinal de rádio do Cometa 3I/Atlas é captado

Pela primeira vez na história, cientistas captaram um sinal de rádio vindo de um cometa interestelar: o 3I/ATLAS. Descoberto em julho de 2025 pelo projeto ATLAS no Chile, o cometa atualmente viaja pelo nosso Sistema Solar após uma longa jornada iniciada em outra estrela.

As ondas de rádio foram identificadas como linhas de absorção de radicais de hidroxila (OH), nas frequências de 1.665 GHz e 1.667 GHz, produto da sublimação do gelo quando o cometa se aproxima do Sol. É um fenômeno conhecido em cometas do nosso próprio sistema.

O sinal foi captado em 24 de outubro de 2025 pelo radiotelescópio MeerKAT, localizado na África do Sul, após tentativas anteriores sem sucesso em setembro.

A análise do sinal funciona como uma espécie de “impressão digital” química, permitindo que os pesquisadores identifiquem os elementos que compõem o cometa sem a necessidade de enviar uma sonda até ele.

Uma janela para outras estrelas

Como ele foi formado em torno de outra estrela, sua composição química oferece pistas valiosas sobre as condições existentes em outros cantos da galáxia, muito diferentes das que deram origem à Terra.

A próxima oportunidade de observação ocorrerá em março de 2026, quando o cometa passará próximo a Júpiter, e a sonda Juno, da NASA, tentará captar novos sinais.

Terceiro visitante

Descoberto em julho de 2025 pelo projeto ATLAS no Chile, o cometa é o terceiro objeto interestelar já identificado, depois do 1l/’Oumuamua e 2I/Borisov.

Foto: Reprodução

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Sair da versão mobile