Paratletas de Caraguatatuba encerram 2025 com medalhas e vagas nacionais
Programa Inclusão em Movimento fecha o ano com resultados expressivos na natação e no atletismo, consolidando o trabalho de formação paralímpica no município
Foto: Prefeitura de Caraguatatuba
Os paratletas da natação de Caraguatatuba e o técnico Thiago Intrieri encerraram 2025 com uma série de conquistas nas Paralimpíadas Escolares, disputadas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, entre 17 e 29 de novembro. O desempenho do grupo contribuiu para o título nacional da seleção paulista.
A equipe formada por Arthur Demétrio, 14 anos; Beatriz Janete, 11; Daniel Segurado, 14; Lívia Carmo, 11; e Thauan Rioli, 17, retornou com 14 medalhas. Arthur (classe S-10) conquistou ouro nos 100 m borboleta, 50 m livre e 100 m livre; além de prata nos 100 m costas e 200 m medley. Beatriz (S-07) levou prata nos 50 m costas e bronze nos 50 m livre e 50 m peito. Lívia (S-08) somou ouro nos 50 m peito, prata nos 100 m livre e bronze nos 50 m costas e 50 m livre. Thauan (S-03) ficou com a prata nos 50 m costas e bronze nos 50 m livre.
Para o técnico Thiago Intrieri, o desempenho superou as expectativas. Segundo ele, emplacar cinco atletas na seleção paulista e terminar o ano com dois campeões brasileiros, Arthur e Lívia, mostra a evolução da equipe.
Os atletas também celebraram a temporada. Rioli destacou o orgulho de integrar a seleção paulista e mira o ouro nos 50 m costas em 2026. Arthur e Lívia afirmaram que o ano “encerrou e pretendem melhorar os índices nas próximas competições.
Resultados também no adulto
Arthur Demétrio, mesmo com apenas 14 anos, garantiu vaga no Campeonato Brasileiro de Adultos por estar entre os oito melhores tempos do país na classe S10. Ele disputou os 100 m borboleta e 200 m medley e terminou em 6º e 5º lugar, respectivamente, competindo com atletas adultos no último dia 6, em São Paulo.
Bronze no atletismo paralímpico
No atletismo, a paratleta Ellen Cristina Dias Braga, 40 anos, conquistou bronze no arremesso de peso (classe F32) no Campeonato Brasileiro Paralímpico de Atletismo Loterias Caixa, realizado entre 1º e 3 de dezembro. Ela compete pela equipe da Prefeitura de Caraguatatuba desde 2013, sob orientação dos técnicos Fernando dos Santos e Rodrigo Brandt. O resultado garantiu sua vaga no nacional de 2026.
Programa Inclusão em Movimento
Criado neste ano, o programa é uma parceria das secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Educação e Esportes, com foco no fortalecimento do esporte inclusivo e no desenvolvimento de talentos do paradesporto.
Para a secretária Ivy Malerba, os resultados confirmam o impacto da iniciativa. Ela destaca que, além do desempenho esportivo, a prática promove socialização, saúde e autoestima para pessoas com deficiência.






Deixe um comentário