Papa Franciso morre na Itália aos 88 anos
A morte foi anunciada na manhã desta segunda-feira (21)
O Vaticano confirmou a morte do Papa Francisco de 88 anos nesta segunda-feira (21). Francisco fez sua última aparição em público no Domingo de Páscoa, para benção do público que estava na Praça de São Pedro. O Santo Padre teve alta no dia 23 de março, após mais de um mês internado no Hospital Gemelli, em Roma, onde tratou uma pneumonia bilateral.
O argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito papa em 13 março de 2013, logo após a renúncia do então Papa Bento XVI. Ele foi o 266º Papa da Igreja Católica e o primeiro o Latino-Americano da história a chefiar a cidade estado do Vaticano.
Bergoglio escolheu o nome de Francisco numa referência a São Francisco de Assis. Durante o conclave que o elegeu, o argentino tinha sentado ao seu lado o então cardeal emérito de São Paulo, Dom Cláudio Hummes.
No primeiro discurso após a sua eleição, Francisco contou que quando seu nome alcançou a maioria dos votos, Dom Claudio deu um abraço e um beijo nele e disse para que ele não se esquecesse dos pobres. Naquele momento, o então cardeal Jorge Mario Bergoglio, escolheu o nome de Papa Francisco.
QUEM FOI O PAPA FRANCISCO
Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires. Filho de um ferroviário e uma dona de casa, Francisco era o mais velho de cinco filhos.
Sua vida religiosa teve início em março de 1958, quando ingressou na Companhia de Jesus. Jesuíta, sua ordenação sacerdotal aconteceu em 13 de dezembro de 1969. Bergoglio foi ordenado bispo em 20 de maio de 1992 e atuou como auxiliar de Buenos Aires. Em 28 de fevereiro de 1998, assumiu como arcebispo de Buenos Aires.
Em 21 de fevereiro de 2001, foi tornado cardeal pelo então Papa João Paulo II, tendo se tornado também bispo Primaz da Argentina. O então cardeal Bergoglio foi presidente do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano) até 2011.
NO BRASIL
O primeiro compromisso oficial de grande repercussão do Papa Francisco foi no Brasil. Logo após tonar-se papa em março de 2013, o pontífice esteve em solo brasileiro para a 28ª Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho, reunindo quase quatro milhões de jovens na praia de Copacabana.
Francisco chamou atenção pela informalidade ao pisar em solo brasileiro. Escolheu um carro simples, circulou com as janelas abertas, ficou parado num grande congestionamento na Avenida Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro e deu muito trabalho aos agentes da Polícia Federal, quando descia do papa móvel durante seus deslocamentos.
Na região, o Papa Francisco passou por São José dos Campos. Na ocasião, o avião da FAB que trouxe o líder católico do Rio de Janeiro, no aeroporto da cidade. O Papa foi recepcionado pelo então prefeito Carlinhos de Almeira, pelo diretor do DCTA e diversas autoridades.
De helicóptero, seguiu para Aparecida onde era aguardado por uma multidão. Na Basílica Nacional da padroeira do Brasil, o Papa Francisco presidiu uma missa para mais de 40 mil pessoas.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Foto: Reprodução
Deixe um comentário