AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Outubro Rosa: origem e os direitos das mulheres portadoras de Câncer de Mama

Outubro Rosa: origem e os direitos das mulheres portadoras de Câncer de Mama

Estamos no final do mês de outubro e esse mês é o marco internacional na luta contra o câncer de mama. Por isso, nossa coluna…

Por Pryscila Martins

Estamos no final do mês de outubro e esse mês é o marco internacional na luta contra o câncer de mama. Por isso, nossa coluna abordará esse tema de extrema relevância para nós mulheres.

Você sabe como surgiu o “Outubro Rosa”?

O movimento “Outubro Rosa” iniciou em 1990, com a Fundação Susan G. Komen for the Cure – em Dallas, Texas, quando distribuiu laços na cor rosa para os participantes da Corrida pela Cura, promovida anualmente na cidade, com a finalidade de conscientizar a população da importância do tratamento preventivo.

No Brasil, o Outubro Rosa demorou um pouco mais a chegar e o primeiro sinal do envolvimento com a campanha por aqui se deu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa e, somente, a partir de 2008, o movimento ganhou força em várias cidades brasileiros.

O câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente em mulheres em todo o mundo e o segundo no Brasil, depois do câncer de pele não-melanoma, o que corresponde a 28% dos novos casos e à primeira causa de mortalidade por câncer em mulheres. Tudo isso torna o Outubro Rosa fundamental para a prevenção da doença

conforme o TJRJ

O movimento Outubro Rosa traz a conscientização e o alerta para o tratamento preventivo. O sucesso da campanha é medido por dados do Ministério da Saúde (SUS) que informou o aumento de 39% de mamografias realizadas e o maior compartilhamento de informações sobre a relevância do tratamento preventivo e os direitos das portadoras dessa neoplasia.

E você sabe quais são os direitos da portadoras de câncer de mama?

As portadoras de câncer de mama dispõe de direitos que a amparam na medida do possível. São os direitos: Acesso ao tratamento digno, acesso ao diagnostico; procedimentos oncológicos e auxiliares, o fornecimento de medicamentos, insumos e tudo mais que for necessário para o cuidado integral da paciente; Saque do FGTS; Saque do Pis e Pasep; Quitação da Casa Própria; Redução ou Isenção do IPTU e IPVA; Isenção do Imposto de Renda; Afastamento do Trabalho; Benefício por Incapacidade; Aposentadoria por Invalidez, Aposentadoria por Tempo de Contribuição por Deficiência, Benefício de Prestação Continuada por Deficiência, Cirurgia para Reconstrução das mamas, em caso de mutilação.

Embora não comum, homens também apresentam câncer de mama e correspondem a 1% do total, conforme o INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Sendo assim, o Outubro Rosa é uma CONVOCAÇÃO para o tratamento preventivo. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior é a chance de combate. Então, fica essa convocação para todas as mulheres praticarem o auto exame e procurarem a rede de saúde mais próxima e fazerem os exames.

A saúde é um dom da vida, um presente do Criador! Vamos aos cuidados, minhas amigas.

Até a próxima!

Fontes: Tribunal do Estado do Rio de Janeiro, Santa Casa de Maringá PR, Inca (Instituto Nacional de Câncer), Oncoguia.

Pryscila Martins

Com mais de 20 anos de profissão, Pryscila Martins é advogada previdenciária. No Aqui Vale, ela abordará assuntos relacionados à mulher, sobre os seus direitos, empoderamento feminino e a influência da mulher na sociedade.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *