AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Outubro Rosa: o mês está acabando mas o autocuidado continua

Outubro Rosa: o mês está acabando mas o autocuidado continua

O câncer de mama é uma das doenças que mais afetam as mulheres em todo o mundo. O movimento chamado de “Outubro Rosa” ocorre anualmente…

Por Dra. Janaína Ribeiro

O câncer de mama é uma das doenças que mais afetam as mulheres em todo o mundo.

O movimento chamado de “Outubro Rosa” ocorre anualmente em todo o mundo e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A prevenção do câncer de mama envolve uma série de medidas que visam reduzir os fatores de risco. Estudos têm mostrado que a prática regular de exercícios físicos, a manutenção de um peso saudável, a alimentação balanceada, evitar o tabagismo e consumo de álcool estão associados a um menor risco de desenvolver a doença.

É importante ressaltar que o diagnóstico precoce do câncer de mama está diretamente relacionado ao sucesso do tratamento e à redução da mortalidade. Quando a doença é detectada em estágios iniciais, as chances de cura são muito maiores.

A detecção precoce é realizada através do rastreamento entre mulheres assintomáticas da seguinte forma:

  • Exame clínico das mamas (exame realizado pelo médico ginecologista / mastologista ou profissional de saúde treinado).
  • Rastreamento por exames de imagem como mamografia, ultrassonografia, ressonância magnética das mamas, de acordo com a indicação do seu médico
  • Auto conhecimento (“Auto-Exame” das mamas). Ao notar alguma alteração, buscar atendimento médico.

E você, já fez sua rotina esse ano? Não deixe para depois, lembre-se que se cuidar é um ato de amor.

Dra. Janaína Ribeiro

Médica, especialista pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Janaina Ribeiro cuida da saúde e bem-estar feminino de forma humanizada e personalizada, a fim de atender e compreender cada mulher. Como colunista, comanda o projeto com objetivo de incentivar o autocuidado.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *