Outubro Rosa: carreta Mulheres de Peito leva 550 exames gratuitos a São José dos Campos
O veículo estará na cidade no dia 27 de outubro e não é necessário agendamento, basta apresentar o RG e o cartão do SUS
Foto: Reprodução/Ilustrativa
A saúde feminina ganha reforço neste Outubro Rosa com a chegada da Carreta da Mamografia do programa Mulheres de Peito a São José dos Campos. A unidade móvel do Governo de São Paulo estará estacionada no Centro da Juventude, a partir de 27 de outubro, oferecendo 550 exames gratuitos de mamografia para mulheres da região. A ação faz parte da campanha estadual “Outubro Rosa – Descobrir é Viver”, que incentiva a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Mulheres com idades entre 50 e 69 anos podem realizar o exame sem necessidade de agendamento — basta apresentar o RG e o cartão do SUS. Já pacientes fora dessa faixa-etária precisam de pedido médico. O atendimento é feito por ordem de chegada, com distribuição de senhas diárias. O programa da Secretaria de Estado da Saúde, também conta com o 0800 779 0000 para agendamentos em unidades de saúde.
As Carretas da Mamografia são referência nacional em rastreamento itinerante do câncer de mama. De janeiro a setembro deste ano, realizaram mais de 43 mil exames em 88 municípios paulistas.
Com tecnologia moderna e equipe especializada, o serviço leva prevenção e acolhimento a diferentes regiões, especialmente onde o acesso aos exames é mais difícil. Em São José, a expectativa é reduzir filas, facilitar o diagnóstico precoce e fortalecer a rede de atenção à mulher, reafirmando o compromisso do Governo de São Paulo com uma saúde pública acessível e de qualidade.
Dados alarmantes
Segundo projeções do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 74 mil novos casos de câncer de mama devem ocorrem no país por ano, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Entre os recursos aliados para a detecção precoce do câncer de mama, está a mamografia – exame que gera imagens de alta qualidade capazes de revelar a existência de sinais iniciais da doença.
Quando há detecção precoce da doença, o que é possível com recursos como a mamografia, as chances de cura do câncer de mama são de aproximadamente 90%, se tratados precocemente, segundo dados da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.


Deixe um comentário