Oposição consegue assinaturas para tramitação do PL da anistia
Tramitação do projeto depende de decisão do presidente da Casa, deputado Hugo Mota
A oposição conseguiu as 258 assinaturas necessárias para que o projeto de anistia seja tramitado com urgência na Câmara dos Deputados. O número de assinaturas não garante a análise e votação imediata do projeto, mas permite que o pedido de urgência seja protocolado no sistema da Câmara Federal. A decisão fica agora a cargo do presidente da Casa, deputado Hugo Mota (Republicanos – PB).
O projeto de lei, apresentado pelo deputado Rodrigo Valadares (União – SE), propõe o perdão para aqueles que participaram ou financiaram os atos do 8 de janeiro, além dos atos anteriores classificados com golpistas.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, criticou o projeto, afirmando que ele poderia anistiar não apenas os participantes dos atos, mas também o ex-presidente Bolsonaro e outros generais. Gleisi acredita que o presidente da Câmara não vai pautar o projeto, evitando uma crise institucional.
Envolvidos do Vale do Paraíba
Dos cinco moradores do Vale do Paraíba envolvidos nos atos de 8 de janeiro, dois estão foragidos: Alethea Verusca, de São José dos Campos, que teria fugido para o Uruguai, e Letícia Lima, de Taubaté, que declarou estar na Argentina pedindo asilo político. Fabrício Gomes, de Ilhabela, já foi condenado pelo STF e cumpre pena. Felipe Rosa, também de Taubaté, responde em liberdade provisória após descumprir medidas cautelares. Já Marisa Cardoso, de Guaratinguetá, cumpre medidas como uso de tornozeleira eletrônica e proibição de acesso a redes sociais.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Foto: Reprodução
Deixe um comentário