AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Odor vaginal: cheiro normal ou um problema?

Odor vaginal: cheiro normal ou um problema?

Apesar de ser normal um odor característico da vagina, muitas mulheres se sentem envergonhadas e isso se torna um problema até para relação sexual. A…

Por Dra. Hérica Mont'Alvão

Apesar de ser normal um odor característico da vagina, muitas mulheres se sentem envergonhadas e isso se torna um problema até para relação sexual.

A vagina é o canal que liga a vulva (parte externa da genitália feminina) ao útero e possui um odor característico. A vagina possui um PH ácido que vai de 3,8 à 4,5 e como característica, o cheiro é ácido.
Esse odor se dá principalmente porque a vagina é formada por glândulas e bactérias que compõem a flora normal de defesa, chamadas lactobacilos. Dessa forma mantém o equilíbrio entre a flora patológica de fungos e bactérias, defendendo de invasores oportunistas.

Essa secreção normal favorece o odor característico e ácido. E, ao longo do dia pode ficar mais forte se ficar abafado e, ainda mais nos dias quentes, quando deve-se usar roupas mais leves e que deixem a região transpirar mais. Quando estiver menstruada, deve-se trocar os absorventes com maior frequência e assim diminuir a possibilidade de incômodo.

Mas, os sintomas podem ocorrer como o corrimento vaginal, coceira e ardência, surgindo o mau odor genital, que por muitas vezes, é motivo de constrangimento para as mulheres.

Entre os sintomas que podem ocorrer, como corrimento vaginal, coceira e ardência, surge o odor vaginal. E isso pode ocorrer por vários motivos: alteração do PH vaginal, menstruação, frequência das relações sexuais, e até hábitos de higiene pessoal errado, favorecendo assim o crescimento de bactérias nocivas que são responsáveis pelos mau cheiro, liberando substâncias voláteis.

Dicas de como evitar ou minimizar o odor vaginal normal:
1- Trocar as roupas íntimas diariamente;
2- Alimentar-se de forma balanceada, pouco açúcar e carboidratos;
3- Evitar roupas apertadas, abafadas, de material sintético;
4- Se usar lenços umedecidos ou sabonetes íntimos, que sejam com PH ácido, igual a ao vaginal;
5- Procurar o médico quando houver mau odor e corrimento vaginal constante.
Lembre-se: os excessos são ruins: tanto de limpeza quanto da falta dela.

Dra. Hérica Mont'Alvão

Ginecologista obstetra por formação, apresentadora de podcast pela informação, mãe por vocação e apaixonada pela vida. Dra. Hérica Mont’Alvão é encantada pelas fases da vida e inovação feminina, em sua coluna, compartilhará conhecimento sobre a importância do autocuidado, bem-estar e amor próprio em cada etapa da vida.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *