O número de internações de pacientes obesos mais que dobrou este ano no Vale do Paraíba. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade atinge cerca de 650 milhões de pessoas no mundo todo.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, o Vale do Paraíba teve 457 internações de pacientes com obesidade em 2025. O número é mais que o dobro das internações do ano passado inteiro. O aumento é de 140%. Em 2024, 191 pessoas precisaram ser internadas.
O Ministério da Saúde reconhece a obesidade como um problema de saúde publica. No Brasil, duas em cada 10 pessoas sofrem com a doença crônica.
No ano passado, 4.432 pessoas (com idades entre 30 e 69 anos) morreram no Vale, Serra e Litoral Norte por doenças crônicas não transmissíveis – que inclui a obesidade.
Segundo a pasta da saúde do Governo Federal, entre as causas da obesidade estão os fatores biológicos, históricos, ecológicos, econômicos, sociais, culturais e políticos.
O trabalho do SUS no cuidado à obesidade
A porta de entrada preferencial para o Sistema Único de Saúde é a Atenção Primária à Saúde (APS), onde as pessoas com obesidade são identificadas e acolhidas pela equipe multiprofissional nas Unidades Básicas de Saúde, que fazem o acompanhamento e, quando necessário, encaminham os usuários para a Atenção Especializada.
Levando em consideração que a obesidade é tratada como fator de risco e como doença, destacam-se algumas orientações:
1 – Tirar o foco da perda de peso
2 – Adotar uma alimentação adequada e saudável
3 – Praticar atividade física regularmente
4 – Acolher e cuidar do lado emocional
De acordo com a pasta da saúde, o caminho mais seguro, saudável e sustentável para prevenir e deter o avanço da obesidade em todas as idades é aliar uma alimentação adequada e saudável à prática regular de atividade física.
Foto: Reprodução
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

