AO VIVO Assista ao vivo a tv Aqui Vale!
Início » Nova espécie de raia-manta é batizada em homenagem à Iara do folclore brasileiro

Nova espécie de raia-manta é batizada em homenagem à Iara do folclore brasileiro

Discussão sobre a nova espécie levou mais de 15 anos. Foi o período de pesquisas até o veredito. A taxonomia do gênero Mobula pode confundir os especialistas, pois as três espécies de raia-manta são parecidas

Por Portal Aqui Vale

Uma terceira espécie de raia-manta foi anunciada por pesquisadores no mês passado. Ela ganhou o nome científico de Mobula yarae, em homenagem à Iara, figura folclórica brasileira.

Antes de afirmar que é uma nova espécie, as pesquisas passam por etapas: localizar, examinar e descrever. A confirmação foi publicada em um artigo na revista científica “Environmental Biology of Fishes”.

A análise genética permitiu a diferenciação. O trabalho comparou morfologia e coloração. A pesquisa foi feita com nomes nacionais e internacionais, sob a liderança da oceanógrafa brasileira Nayara Bucair.

A nova raia-manta é caracterizada por manchas brancas em forma de V na região dorsal. Com até seis metros de largura de disco, ela tem coloração mais clara próxima aos olhos —há manchas ventrais no abdômen, além de mandíbula inferior de nove a 13 dentes.

Raias-mantas estão entre os maiores peixes dos oceanos: podem ter mais de 7 metros e pesar até 2 toneladas. Foto: Andre Viana_Barracuda Imagens

Ela pode ser encontrada em águas costeiras (tropicais e subtropicais) do oeste do Atlântico. A raia-manta também foi encontrada numa margem que se estende do leste dos EUA até o Brasil, com inclusão do Golfo do México e o mar do Caribe.

Os espécimes examinados foram encontrados em diferentes regiões do Brasil. Os locais são: Ilha Comprida (SP), Natal (RN) e Fernando de Noronha (PE).

Pesca direcionada é a maior ameaça das raia-mantas. A retirada de arcos branquiais costuma abastecer o mercado asiático, onde sua carne é vendida por conta de supostas propriedades anti-inflamatórias e desintoxicantes. A captura acidental por pescadores também está entre as preocupações.

As três raia-mantas identificadas são: Mobula yarae, Mobula birostris e Mobula alfredi. Atualmente, as espécies estão ameaçadas de extinção, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Foto de capa da matéria: Nayara Bucair/All Angle/Acervo Projeto Mantas do Brasil

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Portal Aqui Vale

Noticias de São José dos Campos e região.

Deixe um comentário

Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *