Nota 10! Aterro Sanitário de Jacareí recebe nota máxima em Qualidade da CETESB
Aterro Sanitário de Jacareí recebe nota máxima em Controle de Qualidade da CETESB
Referência no correto tratamento de resíduos e em completo funcionamento, o Aterro Sanitário de Jacareí, que faz parte do EcoParque Municipal, recebeu nota máxima na mais recente visita dos técnicos da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). O Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR) é uma ferramenta usada para aprovar as condições de tratamento e disposição de resíduos urbanos, e observa diversos quesitos, levando em conta duas categorias: inadequada (de 0 a 7) e adequada (de 7,1 a 10). O valor 10 foi atribuído ao município neste mês de junho.
“Jacareí recebeu a nota 10 em um estudo absolutamente técnico. O objetivo da Cetesb é incentivar as cidades a cumprir a meta estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos e esta avaliação comprova o correto manejo ambiental e o respeito com a comunidade ao redor”, explica Antônio Luiz Machado, diretor de Limpeza Pública.
O elevado padrão de qualidade é alcançado por meio de rígidos processos estabelecidos entre o Poder Público e a Concessão Ambiental, que atuam em Parceria Público Privada (PPP). O Aterro Sanitário é monitorado diariamente, e amostras são recolhidas e analisadas, garantindo a proteção do solo e a segurança do meio ambiente. São mais de 300 funcionários que atuam, diretamente, nesta rotina.
EcoParque
Localizado no bairro Cidade Salvador, em uma área de 140 mil metros quadrados, o espaço do EcoParque abrange o Aterro Sanitário, a Usina de Reciclagem de Entulhos da Construção Civil, a Usina de Biodigestão e ainda o LEV. Todo dia, a coleta da cidade é levada para usina e mais de 90% do material é tratado e separado, por processo mecânico.
Desta forma, a parte orgânica do resíduo passa pelo processo de biodigestão, obtendo-se gás e com possibilidade de gerar energia elétrica. Já com os resíduos da construção civil, o EcoParque processa e produz blocos de alvenaria e bloquetes, que são utilizados na reforma de praças públicas da cidade, como os usados na Praça da Matriz ou na construção do novo LEV do Parque Meia Lua. Diversas áreas verdes e calçamentos de Jacareí utilizam material de construção reciclado, uma economia significativa e com um resultado prático eficiente.
Deixe um comentário