Mortes de crianças evitáveis por vacina sobem 220% no Brasil e batem recorde
Óbitos poderiam ser prevenidos com vacinas disponíveis no SUS

O Brasil voltou a registrar um número preocupante de mortes de bebês e crianças menores de cinco anos por doenças que poderiam ser evitadas com vacinação. Segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, 48 óbitos foram contabilizados em 2024 — o maior total desde 2015.
Esse é o terceiro ano seguido de alta nos registros e reflete um cenário que se agravou mesmo após uma recuperação recente nas coberturas vacinais, ainda abaixo das metas.
A comparação com 2021, quando houve 15 mortes desse tipo, mostra um aumento de 220%. O crescimento coincide com o período em que o país enfrentou forte queda na imunização infantil.
De acordo com Monica Moura, sócia-proprietária da clínica Amo Vacinas, localizada no Jardim Aquarius em São José dos Campos, os dados são preocupantes.
“O aumento nas mortes evitáveis por vacinas é um sinal preocupante, sobretudo porque o Brasil já foi referência mundial em imunização. Quando doenças como poliomielite e coqueluche voltam a aparecer, significa que as coberturas vacinais estão abaixo do nível de segurança coletiva. A vacinação é uma estratégia essencial de saúde pública, e sua queda expõe principalmente os grupos mais vulneráveis, como bebês, crianças e idosos. Retomar a confiança nas vacinas e ampliar o acesso são medidas urgentes para evitar retrocessos em conquistas históricas da medicina preventiva”, disse Monica.
Durante 2020 e 2021, o uso de máscaras e o isolamento social contribuíram para a redução de doenças respiratórias e dos óbitos ligados a elas. Porém, com a diminuição dessas medidas e a baixa proteção vacinal, as mortes voltaram a crescer.
O impacto é ainda maior entre os bebês com menos de um ano, grupo considerado o mais vulnerável, que registrou salto de 277% em dois anos.
Saiba quais são as causas das mortes de crianças de 0 a 4 anos por doenças evitáveis:
- Coqueluche – 21 mortes
- Tuberculose do sistema nervoso – 13
- Meningite bacteriana – 9
- Tuberculose miliar – 2
- Difteria – 1
- Caxumba – 1
- Doenças virais congênitas – 1
As vacinas contra todas essas doenças estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde dos municípios brasileiros.
Foto: Reprodução
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)


Deixe um comentário