Moraes vota pela condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe
Ministro é o primeiro a se manifestar no julgamento; outros votos ocorrerão nos próximos dias
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, votou nesta terça-feira (9) pela condenação de Jair Bolsonaro por liderar uma trama golpista após a derrota nas eleições de 2022. Moraes afirmou que Bolsonaro “exerceu o papel de líder da organização criminosa, utilizando-se da estrutura do Estado brasileiro para implementação do projeto autoritário de poder”.
Segundo o ministro, a tentativa de golpe começou em 2021 e envolveu integrantes do governo e das Forças Armadas, com o objetivo de impedir o funcionamento normal dos Poderes. Como provas, Moraes citou a participação de Bolsonaro em reuniões estratégicas e áudios de integrantes do grupo.
O julgamento segue com os votos dos ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, e a conclusão está prevista para sexta-feira (12). Além de Bolsonaro, respondem ao processo Alexandre Ramagem, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto.
Moraes destacou que o grupo buscava “neutralizar autoridades e manter Bolsonaro no poder”, e classificou os atos como uma clara tentativa de abolição do Estado democrático de Direito, reforçando a gravidade das acusações contra o ex-presidente e seus aliados
Deixe um comentário