Ícone do siteÍcone do site Portal Aqui Vale

Ministério da Saúde passa a recomendar mamografia para mulheres a partir dos 40 anos

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (23) novas recomendações para a realização da mamografia como parte da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O exame passa a ser recomendado para mulheres de 40 a 49 anos.

Como era e como fica

Até agora, o protocolo oficial do Sistema Único de Saúde (SUS) orientava a mamografia apenas para mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos, mesmo sem sinais ou sintomas. Com as mudanças, o Ministério passa a recomendar:

Exame

A mamografia é considerada o principal exame de rastreamento do câncer de mama. Ela permite identificar alterações como nódulos, cistos e espessamentos do tecido antes de sinais clínicos. Quando há suspeita, pode ser indicada biópsia para confirmar o diagnóstico.

Em 2024, mais de 30% das mamografias realizadas no país foram em mulheres abaixo dos 50 anos, segundo o Ministério da Saúde.

Estrutura de atendimento

Em maio deste ano, o governo lançou o programa de carretas da saúde. Em outubro, 27 unidades móveis estarão em 22 estados oferecendo consultas, mamografias e biópsias.

A pasta também anunciou o lançamento de um manual de diagnóstico precoce e alta suspeição, voltado para apoiar profissionais da atenção primária.

Também será destinado R$ 100 milhões em parceria com o CNPq para pesquisas em câncer de mama, colo de útero e colorretal.

Novos medicamentos no SUS

As mudanças no rastreamento vêm acompanhadas da incorporação de novos medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS), dentro do primeiro Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) específico para câncer de mama. Entre eles estão:

Foto: Daniel Viana/Semsa

Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)

Sair da versão mobile