Meta encerra checagem de fatos nos Estados Unidos
Mark Zuckerberg, presidente da empresa, anunciou a mudança nesta terça-feira (07)
A Meta anunciou o encerramento de seu programa de checagem de fatos nos Estados Unidos e a sua substituição por um sistema de “Notas da Comunidade” semelhante ao que é utilizado pela plataforma X, antigo Twitter.
A empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp informou as mudanças nesta terça-feira (07). O presidente da Meta, Mark Zuckerberg, publicou um vídeo em seu perfil explicando a decisão: “É hora de voltar às nossas raízes em relação à liberdade de expressão”.
O modelo de Notas da Comunidade permitirá que os usuários das redes sociais da Meta – Facebook, Instagram e Threads – chamem a atenção para publicações potencialmente enganosas e que precisam de mais contexto, em vez de colocar a responsabilidade em organizações e especialistas independentes em checagem de fatos.
A empresa disse que começaria a implementar gradualmente as Notas da Comunidade nos Estados Unidos nos próximos meses e aprimoraria o modelo ao longo do ano. Não foi divulgada uma data específica para que a mudança chegasse a outros países.
A Meta também deixará de rebaixar o conteúdo verificado e usará um rótulo notificando os usuários de que há informações adicionais relacionadas à publicação.
Fique por dentro de todas as notícias em tempo real, entre no nosso grupo de WhatsApp! (Clique Aqui!)
Deixe um comentário