Máquinas de venda reversa com sistema de reembolso incentiva população a reciclar
Em Malta, existe um consenso de separação e reciclagem do lixo, algo que infelizmente pode não ser comum em algumas regiões do Brasil, por exemplo.…
Em Malta, existe um consenso de separação e reciclagem do lixo, algo que infelizmente pode não ser comum em algumas regiões do Brasil, por exemplo. Em busca de conservar a ilha e mantê-la limpa, é fundamental que todos se comprometam nesse sentido, seja ao passar uma temporada ou ao morar na ilha.
O governo local é rígido em relação a essa prática e o não cumprimento das regras de descarte de lixo pode resultar em multas. Tudo para incentivar a reciclagem.
The Beverage Container Refund Scheme
Existe aqui um sistema muito interessante de incentivo a reciclagem, o “Beverage Container Refund Scheme” (BCRS), Esquema de Reembolso de Recipientes de Bebidas em tradução literal, que, basicamente, retorna um valor em dinheiro para todos da Ilha que reciclarem garrafas de plástico, vidro e latas de bebidas em bom estado, em uma das máquinas de venda reversa espalhadas pelo país.
Como funciona:
- O sistema do BCRS inseriu 10 centavos de euros no preço de todas as bebidas de Malta, funciona como um reembolso;
- Você compra bebidas no mercado normalmente e após o uso, guarda a embalagem como águas, refrigerantes e etc;
- A embalagem vazia pode ser descartada em uma das máquinas BCRS que estão espalhadas pela Ilha;
- Cada embalagem vale 10 centavos de euros, ou seja, a cada embalagem que você devolve na máquina você recebe 10 centavos de volta da compra que fez;
- Concluindo o descarte, a máquina imprimi um voucher com o valor total que você recebeu naquele momento. 10 garrafas = 1 euro, ou 15 garrafas = 1.5 euro, e assim por diante;
- Esse voucher pode ser usado em qualquer mercado na Ilha. Quando você fizer qualquer compra é só entregar no caixa do supermercado e eles te darão o desconto no valor do voucher no final da sua compra.
No fundo, você se sente ganhando um dinheiro, ou ganhando um desconto na sua próxima compra no mercado. Mas, na verdade, você está sendo reembolsado por uma parte da compra que fez anteriormente.
Nós vemos como um ótimo incentivo à reciclagem e pode, sim, ser inspiração para outros países. A Ilha recebe muitos turistas e o consumo de bebidas é muito alto. Nós vemos aqui as pessoas sempre aderindo, reciclando e fazendo filas nas máquinas de troca.
A missão do sistema é coletar e reciclar até 90% de todos os recipientes de bebidas descartáveis colocados no mercado maltês até 2026.
Os diferentes tipos de coleta
Além do BCRS, a reciclagem também é incentivada na coleta de lixo. Veja como funciona a coleta tradicional feita nas portas das casas:
- Caminhões que recolhem regularmente resíduos recicláveis de porta em porta;
- iBiNs, espécie de lixeiras de uso comum espalhadas em vários pontos da ilha para coleta de recicláveis. E possível encontrar 800 iBiNs pela ilha;
- Lixeiras BATRE, para descarte exclusivo de baterias e disponíveis em supermercados, papelarias e escolas;
- Coleta de eletrônicos, serviço oferecido pelo conselho local ou nas unidades Civic Amenity Site;
- Roadshow Trucks, que são caminhões específicos para descarte de óleo usado e vidros que não sejam garrafas ou potes, que passam normalmente uma vez por mês em cada região.
Porque devemos reciclar em todo o mundo
Reciclagem é o reaproveitamento de materiais, ação que leva a economia e prevenção. Conforme o Ecycle, “esse processo ajuda a diminuir o desperdício de energia, água, a contaminação do solo e lençóis freáticos, além de ajudar a proteger recursos minerais importantes para manutenção do ecossistema e a vida humana”, ou seja, é uma atitude quem influencia no bem toda a população da terra.
Deixe um comentário